As comemorações do Dia do Porto de Sines, que se assinala a 19 de junho, à semelhança do que tem acontecido nas edições anteriores, têm por objetivo proporcionar à cidade e a todos os visitantes a oportunidade de conhecer o quotidiano do porto, através de visitas guiadas a várias áreas operacionais e de segurança do porto.

A Administração do Porto de Sines pretende, desta forma, aproximar o porto e as empresas das pessoas, incentivando a promoção de um dia diferente, em que os visitantes podem aceder a áreas que normalmente não estão abertas ao público, sendo assim possível entender e conhecer a realidade de uma infraestrutura portuária de cariz internacional, como o Porto de Sines.

O Dia do Porto de Sines é organizado pela APS em conjunto com várias empresas da Comunidade Portuária de Sines e autoridades locais, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Sines.

O evento tem lugar anualmente no dia 19 de junho, o dia da publicação do Decreto-Lei n.º 270/71, que constituiu o Gabinete da Área de Sines que deu início a todo o processo.


PROGRAMA

DIA 18 DE JUNHO – CORRIDA PORTO DE SINES

A correr ou a caminhar, as vias internas do Porto de Sines e a parte histórica da cidade de Sines vão ser percorridas permitindo desfrutar o porto de outro ponto de vista.


DIA 19 DE JUNHO – DIA DO PORTO DE SINES

09:30H – Receção e Boas Vindas no Auditório da APS
09:40H – Visualização do filme institucional do Porto de Sines
09:50H – Apresentação do porto (APS e CPSI)
10:20H – Visita em circuitos paralelos aos seguintes locais:
– Centro de Controlo de Tráfego e Quartel de Bombeiros da APS
– Terminais portuários em autocarro
– Passeio marítimo pela baía de Sines
13:20H – Almoço no refeitório da ZAL Sines
14:20H – Regresso ao edifício sede da APS


17 A 19 DE JUNHO – EXPOSIÇÃO “HARMONIA NA DIVERSIDADE”

No âmbito das Comemorações do Dia do Porto de Sines estará patente, no Edifício da Docapesca, a Exposição “Harmonia na Diversidade”, onde serão apresentados trabalhos de pintura, fotografia, artesanato, caricaturismo, entre outros. Esta exposição é organizada pela AEMLA – Associação dos Escolas da Marinha do Litoral Alentejano, tem entrada livre, e decorrerá nos seguintes horários:

Dia 17 – das 18h00 às 22h00

Dia 18 – das 14h00 às 22h00

Dia 19 – das 10h00 às 22h00