A Câmara Municipal do Montijo aprovou por unanimidade a atribuição da Medalha de Ouro do Concelho de Montijo a Amândio de Carvalho, Cédric Soares e Luís Rouxinol. A decisão foi tomada na reunião extraordinária de 27 de julho do executivo municipal. A cerimónia de entrega das medalhas terá lugar no próximo dia 14 de agosto – Dia da Cidade de Montijo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 21h30.

Para a Câmara Municipal do Montijo, o percurso profissional e associativo de Amândio de Carvalho é um exemplo de dedicação e de cidadania ao serviço do Montijo; o mérito desportivo alcançado por Cédric Soares no Campeonato Europeu de Futebol 2016 é um feito digno de destaque; e a notoriedade adquirida por Luís Rouxinol no mundo da tauromaquia é de extrema importância para a projeção do nome do Montijo.

Amândio de Carvalho nasceu no Montijo, em 1937. Dedicou toda a sua vida ao futebol, tendo ocupado cargos de grande prestígio a nível nacional, nomeadamente na vice-presidência da Federação Portuguesa de Futebol. A sua intensa atividade dedicada ao movimento associativo do concelho foi desde sempre um dos seus principais méritos. É atualmente presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro e da Mesa da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo.

Cédric Soares nasceu na Alemanha, mas desde os três anos que fez do Montijo a sua terra, quando os pais retornaram ao país após duas décadas emigrados. A sua primeira internacionalização pela Seleção A de futebol aconteceu no dia 11 de outubro de 2013, tendo logo evidenciado as suas potencialidades, sobressaindo pela disponibilidade física e sentido tático. Foram estas características que demonstrou durante o Europeu de Futebol 2016, com prestações de enorme mérito que contribuíram para um feito inigualável na história do futebol português.

Luís Rouxinol nasceu no Montijo (Santo Isidro de Pegões), em 1968. Herdou do seu pai o gosto pelos cavalos e pelo mundo da tauromaquia, tendo realizado a sua primeira apresentação em praça, com apenas oito anos de idade. Desde o início na tauromaquia até hoje, construiu uma brilhante carreira marcada pelo sucesso, reconhecido quer pela crítica quer pelo público, levando por todo o país e pelo estrangeiro o nome do Montijo.

A Medalha de Ouro do Concelho é a mais alta distinção que o município pode conceder e é atribuída a pessoas ou instituições que, tendo prestado ao concelho ou ao país serviços relevantes, gozem de prestígio social pelos pelo seu percurso de vida e pelos feitos alcançados.