Quase três meses depois do último triunfo fora de portas – 1-3 em Tondela a 20 de Dezembro 2015 –, o Vitória procura domingo, a partir das 16 horas, voltar a conquistar os três pontos na condição de conjunto visitante. Pela frente, os sadinos têm o surpreendente Arouca, actual 5.º classificado (38 pontos), adversário que os comandados de Quim Machado acreditam poder vencer.

Na primeira volta do campeonato, a contar para a 9.ª jornada, setubalenses e arouquenses empataram (0-0) no Estádio do Bonfim. Tal como aconteceu dessa vez, os vitorianos, desta vez sem jogadores a cumprirem castigo, perspectivam um encontro equilibrado entre duas boas equipas, que estão separadas por 10 pontos na classificação (verdes e brancos ocupam o 13.º posto com 28 pontos).

Depois de duas jornadas sem fazer golos, frente ao Estoril e Moreirense, derrotas por 3-0 e 0-1, os sadinos querem já no domingo voltar a ser eficazes na finalização. Além de André Claro, melhor marcador com 11 golos e autor do último golo da equipa diante do Nacional (empate, 1-1), o sector ofensivo volta a contar, após debelar lesão, com o experiente camaronês Meyong.

De regresso às opções do técnico está também o defesa Frederico Venâncio, que cumpriu uma partida de castigo na jornada passada. Depois de Fábio Pacheco ter capitaneado o Vitória frente aos cónegos, uma vez que Paulo Tavares e Dani não foram titulares, o capitão Venâncio volta a envergar a braçadeira no Estádio Municipal de Arouca, recinto onde os sadinos procuram estrear-se a vencer.

Nos dois confrontos que os dois emblemas tiveram no escalão principal, o emblema da Associação de Futebol de Aveiro levou a melhor. Em 2013/14 e 2014/15, o Vitória regressou a Setúbal com dois desaires, ambos por 1-0. À terceira tentativa, a equipa vai tentar colocar em prática a sabedoria popular de que à terceira é de vez!

Quanto à terceira equipa em campo no Arouca-Vitória, Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa, será o árbitro e terá como assistentes André Campos e Pedro Mota. É a terceira vez que o juiz, de 35 anos, dirige os setubalenses esta época. Antes esteve nos duelos do campeonato Vitória-V. Guimarães (2-2) e FC Porto-Vitória (2-0). Mais recentemente, Tiago Martins arbitrou o Arouca-Paços de Ferreira (1-1), da Taça da Liga.

Entretanto, a Liga já anunciou que o encontro entre o Vitória e o FC Porto, a contar para a 27.ª jornada, terá lugar sábado (dia 19), pelas 20h45, no Estádio do Bonfim. A partida terá transmissão televisiva na Sport TV.