O vereador da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), responsável pelo Planeamento, Ordenamento do Território, Ambiente, Paisagismo e Mobilidade, Rui Lopo, vai ser um dos oradores da Conferência “Adaptação Local às Alterações Climáticas”, que se realiza esta sexta- feira, 9 de Outubro, a partir das 9h30, no Centro de Congressos do Estoril, integrada no projeto ClimAdaPT.Local, que decorre no âmbito do Greenfest 2015.

Rui Lopo, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses para a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, abordará, pelas 11h20, o tema “Adaptação às alterações climáticas, o papel dos municípios”.

O programa deste evento conta com a presença de vários parceiros responsáveis pela definição de políticas ambientais em Portugal e na Noruega, bem como de agentes que já actuam no terreno.

A CMB é uma das 26 autarquias que integram o projecto ClimAdaPT.Local, que visa a elaboração de estratégias municipais adaptadas às alterações climáticas (AC).

Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro, Quercus e, ainda, o CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, com o qual a CMB tem trabalhado em matérias estratégicas, nomeadamente no PDM, são alguns dos parceiros do projecto.

O projecto ClimAdaPT.Local está integrado no Programa AdaPT, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente. É cofinanciado a 85% pelo EEA Grants e a 15% pelo FPC. Conta com um apoio de 1.275.000€ da Islândia, Liechtenstein e Noruega através do programa EEAGrants.