Evento organizado pelo Clube Ornitológico de Setúbal apresenta uma exposição de aves de criadores de todo o país, uma feira e um campeonato com quase duas mil aves a concurso.

O V Campeonato Ornitológico Costa Azul, organizado pelo Clube Ornitológico de Setúbal e pela Associação de Avicultores de Portugal, começa amanhã, às 17h, na Escola EB+S Ordem de Santiago, na Bela Vista, e prolonga-se até domingo. No evento, estarão presentes 70 criadores de todo o país e expostas cerca de duas mil aves.

O campeonato decorre no pavilhão da escola e vai estar organizado em quatro classes distintas, mostrando aos visitantes aves canoras, canários de cor e de porte, aves de fauna europeia e espécies de criação híbrida (como os pintassilgos), milheiro e peito-camarim.

A inauguração do evento acontece amanhã à tarde. As portas estarão abertas ao público em geral a partir das 17h30 até às 22h; no sábado, entre as 10h e as 22h e domingo até às 17h. Em paralelo, estará disponível uma feira de aves, com perto de mil exemplares, na qual os visitantes interessados poderão comprar algum animal.

O V Campeonato Ornitológico Costa Azul é um dos vários eventos a cargo do Clube Ornitológico de Setúbal, um dos mais antigos e prestigiados clubes do país, em grande medida graças ao número de associados e aos prémios conquistados em campeonatos realizados dentro e fora de Portugal. O clube promove, desde 1996, diversas atividades, como exposições nacionais e mostras feitas todos os sábados no edifício sede, em estreita colaboração com a Federação Ornitológica Nacional.

Em novembro, nos dias 21 e 22, a instituição vai organizar a 1ª Expo Arlequim Português, uma mostra de aves focada na única raça de canário existente em Portugal. A exposição, organizada pela Junta de Freguesia de Odivelas, estende-se à participação de todos os criadores nacionais interessados e vai estar patente no Parque Urbano do Silvado, em Odivelas, Lisboa.