Dois novos parques infantis vão ser instalados nas freguesias de Santa Maria da Graça e de Nossa Senhora da Anunciada até Fevereiro, anunciou ontem a Junta da União das Freguesias de Setúbal.

“A construção dos novos parques infantis foi uma necessidade identificada durante a realização de um ciclo de visitas ao território, no âmbito do programa ‘Ouvir a População, Construir o Futuro’”, revela a autarquia, presidida por Rui Canas. Os trabalhos de instalação dos novos parques infantis foram iniciados em Novembro último e, de acordo com a Junta da União das Freguesias de Setúbal, “deverão estar concluídos ao final do próximo mês”. A Rua Professor Carlos Baeta Neves, na freguesia de Santa Maria da Graça, e o jardim da Praceta Vergílio Ferreira, na freguesia de Nossa Senhora da Anunciada, “são os locais definidos para a colocação dos equipamentos de acordo com as necessidades identificadas”.

Projecto atingiu taxa de 72% de resolução

Além da necessidade de instalação dos referidos equipamentos de diversão infantil, foram também consideradas identificadas como essenciais outras situações, tais como trabalhos de limpeza, pintura, manutenção de equipamentos e espaços verdes, reparação de pavimentos e calçadas, além da conservação de jardins-de-infância e escolas.

“Estas questões foram registadas através de participação cidadã. A população foi ouvida nos locais onde vive e/ou trabalha durante um ciclo de visitas, que durou cerca de dois meses e meio, integrado neste projecto conjunto entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia locais”, indica a União das Freguesias de Setúbal, sublinhando que, desde Julho de 2014 – data em que foi iniciado o projecto – a autarquia “atingiu a taxa de resolução de 72% em relação às 872 necessidades identificadas”. O ano de 2017, acrescenta a autarquia liderada por Rui Canas, “é a meta assinalada para atingir os 100 por cento”.

“É de destacar que os trabalhos de reparo e manutenção nas escolas básicas e jardins-de-infância públicos contribuíram para a resolução de 30 por cento das questões registadas.

Entre outros trabalhos, a autarquia salienta ainda “a instalação de novos abrigos para a população de Aldeia Grande, a acção de limpeza e os novos bancos no jardim da Praceta Vergílio Ferreira, a instalação de um corrimão junto ao descampado da Rua Major Perestrelo da Conceição, bem como a instalação de fixadores nos contentores de resíduos sólidos”. Além disso, foram ainda aplicadas mais de 60 toneladas de alcatrão na reparação de pavimentos em todo o território.