A 8ª edição da Feira Observanatura, dedicada ao turismo de natureza com especial enfoque no turismo ornitológico, decorre amanhã e domingo na Herdade da Mourisca, no Faralhão, em Setúbal, propondo diversas actividades para os observadores de aves e amantes da natureza.

O evento conta este ano com 49 expositores e uma vasta área de stands. “É a oportunidade para o encontro entre as empresas de turismo de natureza, as organizações não-governamentais, as editoras e empresas de material óptico e os turistas ornitológicos, em torno dos valores da biodiversidade”, descreve a organização no site da Feira Observanatura.

Os observadores de aves, experientes ou curiosos, podem contar com passeios para observação de aves (como garças, colhereiros e flamingos), workshops de anilhagem e fotografia de animais. Há também vários programas de ateliês e palestras temáticas com especialistas nacionais e estrangeiros, como no espaço da Natural.pt.

O público em geral terá a oportunidade de usufruir da paisagem da Reserva Natural do Estuário do Sado com passeios de barco a partir do cais palafítico, passeios de charrete e a cavalo, sessões de baptismo de stand up paddle, caminhadas e uma experiência gastronómica com moscatel de Setúbal. Já as crianças vão poder brincar em puzzles gigantes, por exemplo.

O turismo ornitológico constitui, segundo a organização, uma “modalidade de turismo potencialmente sustentável nas áreas protegidas” e “um contributo significativo para as comunidades locais que, deste modo, se envolvem de forma responsável com os valores naturais” e a biodiversidade.

No Moinho de Maré da Mourisca, dotado recentemente de novas condições de estadia e atractivos turísticos, haverá dois espaços de restauração e gastronomia. A entrada na feira é gratuita. Algumas atividades são pagas e/ou requerem inscrição. A informação completa, incluindo os programas das palestras, pode ser consultada em observanatura.com.

A Feira Observanatura já atraiu nove mil visitantes nas sete edições anteriores. O certame é organizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, pela Reserva Natural do Estuário do Sado com o apoio do Troia Resort e em parceria com o município de Setúbal.