Gastronomia, artesanato, música, teatro e visitas turísticas preencheram, entre sexta-feira e domingo, a sexta edição do certame “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão”, realizado em Vila Nogueira, Setúbal. Cerca de cinco mil pessoas passaram pelo certame, que, além de tasquinhas gastronómicas com queijo, mel, doçaria e sopa caramela, bem como, de produtores vitivinícolas, reuniu cerca de seis dezenas de expositores de artesanato.

Tradições, sabores e aromas_Azeitão

A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, salientou que a edição de 2015 superou em tudo as expectativas, tendo sido “muito melhor do que o esperado”. O certame, organizado pela Junta de Freguesia de Azeitão, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, levou ao “rossio” de Vila Nogueira o melhor dos produtos regionais típicos do concelho sadino e da Serra da Arrábida.

“Este é já um evento consolidado em Azeitão. É algo que, definitivamente, é para manter”, garantiu Celestina Neves numa retrospetiva da evolução da festa desde a primeira edição, há seis anos. A autarca sublinhou, ainda, que o “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão” são para manter com a atual configuração de festa local.

“Apesar da procura, com o número crescente de visitantes e com os comerciantes a quererem participar, este é um evento para continuar a ter esta dimensão. É assim que está pensado. Por isso se limitou o número de inscrições aos comerciantes, ao ponto de ficarem setenta interessados de fora”.

O Manel da Horta, mascote do certame da autoria do cartoonista Augusto Cid, foi presença constante durante o evento, que reservou, também, jogos didáticos de sensibilização ambiental, bem como uma exposição e venda de artigos de chita e crochet. Celestina Neves referiu que a festa representa também um meio importante para a afirmação da cultura azeitonense.

“Ajuda a defender a gastronomia, a doçaria e a cultura local. Sem esquecer a envolvência das crianças, cuja participação levou a que muitas iniciativas tivessem de ser repetidas várias vezes, além do que estava previsto no programa”.