Maria das Dores Meira rubricou ontem um protocolo com o Comité Olímpico de Portugal que contempla ainda um programa de educação olímpica

As celebrações oficiais do Dia Olímpico e um programa de educação olímpica são iniciativas previstas no protocolo assinado ontem entre a Câmara e o Comité Olímpico de Portugal, após a escolha de Setúbal como Cidade Europeia do Desporto 2016. De acordo com o protocolo, as celebrações do Dia Olímpico, a 23 de Junho, incluem uma exposição que retrata a história do Olimpismo e do Movimento Olímpico, a realização de uma caminhada lúdico-desportiva para todos, uma conferência e a dinamização de experiências olímpicas junto de crianças e jovens das escolas do concelho, mas também junto da população de Setúbal.

O protocolo prevê ainda um Programa de Educação Olímpica, que contempla, entre outras iniciativas, a disponibilização de conteúdos pedagógicos sobre história, valores, simbologia e Jogos Olímpicos, bem como a formação de professores e a organização de visitas de atletas olímpicos a Setúbal.

Para a Câmara de Setúbal, o protocolo de cooperação pretende “colocar o concelho no centro dos acontecimentos desportivos em Portugal e na Europa, criando um conjunto de sinergias que permitam a sua projecção, atraindo um número alargado de visitantes que promovam o desporto e a economia local e tornem a cidade cada vez mais conhecida e reconhecida”.

“A candidatura a Cidade Europeia do Desporto Setúbal 2016 foi para nós forte pretexto para apostar no reforço de iniciativas e dar continuidade à aposta na promoção da saúde pela prática de actividade física e desportiva”, afirmou a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, na assinatura do protocolo, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho.

Parceiro que dá tranquilidade

“O protocolo que hoje [ontem] assinámos é uma importante peça para concretizarmos este objectivo e, em simultâneo, incutir nos nossos jovens a pureza do espírito olímpico que a tantos serve de guia orientador”, acrescentou a autarca do município setubalense, de maioria CDU, assegurando que a autarquia pretende continuar a ampliar a oferta desportiva para lá de 2016.

Por sua vez, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, sublinhou o contributo que a cidade de Setúbal tem dado ao movimento associativo e ao desporto nacional. “Setúbal é a quarta cidade europeia do desporto em Portugal, mas é a primeira com quem assinamos um protocolo. Encontrámos na Câmara Municipal de Setúbal uma parceiro que nos dá tranquilidade quanto aos acordos estabelecidos”, vincou.