Além de diversas inaugurações em Setúbal, vão ser inúmeras as iniciativas, desportivas e culturais, a realçar a histórica data de Portugal

O município de Setúbal comemora o 42.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com um conjunto vasto de iniciativas, cuja programação inclui actividades culturais e desportivas, bem como inaugurações de equipamentos.

A Câmara Municipal, responsável pela organização a par das juntas de freguesias do concelho, destaca a realização do espectáculo que ocorrerá na noite de dia 24, na Praça de Bocage, e que anunciará “a chegada do Dia da Liberdade”. “O evento, de entrada gratuita, começa com a projecção de um filme alusivo aos 42 anos do 25 de Abril e distribuição de cravos, a que se segue, às 22h00, um concerto dos Corvos”, anuncia a autarquia, sublinhando que as comemorações continuam “com uma intervenção pela presidente da Câmara, Maria das Dores Meira, seguindo-se um apontamento musical da Capricho Dixie Band”. À meia-noite, haverá um espectáculo pirotécnico, a partir da Doca dos Pescadores, na frente ribeirinha da cidade. “Da Doca dos Pescadores ao Largo da Misericórdia, numa arruada com acompanhamento da música da Capricho Dixie Band, as comemorações culminam na Sociedade Musical Capricho Setubalense, com um concerto pela banda Seiva, a partir das 00h15”, acrescenta o município.

No dia 25, logo pela manhã, os Paços do Concelho serão palco das cerimónias comemorativas da Revolução dos Cravos, que arrancam às 9h00 com o hastear da bandeira, prosseguindo meia-hora depois com uma sessão solene da Assembleia Municipal. Às 10h30, terá lugar o espectáculo “Cenasflash” pelo Clube de Teatro “Cenas à Vista”, da Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago. Durante toda a manhã, junto à Casa da Cultura, haverá a sessão de pintura ao vivo “Vamos Pintar a Liberdade”, organizada pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal, em colaboração com a Câmara Municipal.

Executivo municipal em périplo pelas freguesias

Neste dia, pelas 09h30, terá também lugar o passeio de cicloturismo até à freguesia da Gâmbia, com partida na Praça de Bocage, e a 11.ª Corrida da Liberdade, com concentração no Parque da Lanchoa.

Durante oito horas, entre as 10h00 e as 18h00, salienta o município, “o rinque desportivo do Bairro Grito do Povo recebe debates, um torneio de futebol e jogos tradicionais, num evento gratuito organizado pelo Grupo Luta pela Juventude – Bairros Grito do Povo e Pescadores, com o apoio da autarquia e União das Freguesias de Setúbal”. Segue-se, às 11h00, um momento musical, numa actuação aberta a toda a população da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense. Um quarto-de-hora depois será inaugurada uma escultura de João Duarte, no Largo Dr. Francisco Soveral.

Ao meio-dia, na placa central da Avenida Luísa Todi, decorre “uma cerimónia evocativa com deposição de flores no Monumento à Resistência, iniciativa organizada pela autarquia em conjunto com a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses”. Meia-hora depois inicia-se um périplo do executivo municipal pelas freguesias, “as quais dinamizam actividades próprias” ao longo do mês. Mais tarde, às 15h30, na Estrada do Alentejo, será “inaugurada a Rotunda Álvaro Cunhal”, evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra. Às 16h00, na Doca dos Pescadores, junto da Docapesca, realiza-se nova inauguração: a “Maravilha do Sado”, embarcação típica setubalense dos anos 50, recuperada pela autarquia para fins didáticos relacionados com a actividade piscatória, a ser apresentada.

Actividades em parceria com movimento associativo

Além da programação dos dias 24 e 25, a celebração dos 42 anos da Revolução dos Cravos engloba ainda “um conjunto de iniciativas variadas, dinamizadas ao longo do mês, em parceria com o movimento associativo, em espaços públicos e equipamentos municipais”. Acções de sensibilização e esclarecimento sobre o 25 de Abril para as escolas do 1.º ciclo do ensino básico são dinamizadas entre este mês e Maio pela URAP e a autarquia.

Até dia 22, decorrem no Cinema Charlot – Auditório Municipal, às 15h00, um Ciclo de Cinema de Abril, sessões comentadas. A iniciativa é organizada pela autarquia em parceria com a URAP.

“Aguarelas de Alunos de Abril… e não só”, de Hugo Silva, patente de 22 de Abril a 5 de Maio, no Espaço das Artes da Casa da Cultura, organizada pela autarquia em colaboração com a Artiset, é uma das muitas exposições proporcionadas no âmbito das comemorações.

O grupo Cantares do Sul e da Utopia canta “Há Lobos Sem Ser na Serra”, dia 22, às 21h30, na Casa da Cultura, com entrada a três euros. Ainda neste mesmo dia, às 21h30, no Grupo Desportivo Independente, haverá um espectáculo biográfico, intitulado “Zeca Afonso Contado e Cantado”, com um custo de 2,5 euros.

O torneio de damas “25 de Abril”, integrado no calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, decorre no dia 23, com início às 14h00, na sede da Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense. Segue-se “A Minha Vivência na Assembleia Constituinte”, palestra por Alberto Antunes, as 17h00, na Casa da Cultura, sessão organizada pelo Centro de Estudos Bocageanos e pela autarquia.

Seis inaugurações

No dia 23 haverá lugar a três inaugurações: “a primeira, às 10h30, do Parque Infantil da Rua Professor Carlos Baeta Neves, seguindo-se, às 15h00, as dos polos de atendimento de Nossa Senhora da Anunciada e loja social, na Rua Deputado Henrique Cardoso, 13, e, às 17h00, de S. Julião, na Rua Jorge Sousa, 3.”

Mais três inaugurações serão levadas a efeito no dia 24: “os campos do Moinho, no Bairro Dias, às 12h00; do Monte Belo, às 15h30; e da Boneca, na Tetra, às 16h30.”

No dia seguinte, 25 de Abril, serão entregues os troféus do Torneio Cidade de Setúbal em BMX, na Pista de BMX de Setúbal, localizada no Parque Verde da Bela Vista. “A iniciativa, agendada para as 17h30, no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, é organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo em conjunto com a Câmara Municipal.”

No dia 26, às 10h00, os alunos da EB n.º 3 do Montalvão vão participar na actividade “Na Rota do Documento – À Descoberta do Património Documental Setubalense – 42 anos do 25 de Abril /1974-2016”, percurso itinerário pedagógico organizado pela Câmara Municipal, com partida na Praça de Bocage. A escritora Margarida Fonseca Santos apresenta na Biblioteca Pública Municipal o livro “7×25 histórias da Liberdade”, numa iniciativa de entrada gratuita destinada ao 1.º ciclo do ensino básico.

No último dia do mês, os professores da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi darão um concerto nos Claustros do Convento de Jesus, às 18h00.

As juntas de freguesia do concelho de Setúbal promovem igualmente um conjunto de actividades em torno do 25 de Abril, com especial incidência nas iniciativas culturais e desportivas. “Este programa inclui ainda a inauguração de uma requalificação da Praça da República e do Mercado de Vila Nogueira de Azeitão, intervenções a cargo da Junta de Freguesia de Azeitão”, realça a Câmara Municipal, a concluir.