Visitas aos navios Sagres e Creoula, bem como à caravela Vera Cruz, animação musical, entre outras várias actividades, marcam a programação

Arranca hoje e prolonga-se até ao próximo domingo, 16, a Semana do Mar, em Setúbal. Visitas aos navios Sagres e Creoula e à caravela Vera Cruz, veleiros ao luar com “street food”, animação musical, e passeios em embarcações tradicionais, são alguns dos destaques da programação do evento, que inicia hoje com a inauguração da exposição “Pescadores de Setúbal – olhares do passado, desafios do presente”, pelas 17h30. A mostra é promovida pela Bivalmar e a Setúbal Pesca, no Cais 2 da APSS.

Após uma encenação baseada no texto “Os Pescadores”, de Raul Brandão, pelo Grupo Galateia, segue-se, às 19h30, um cocktail de degustação de sabores do mar, organizado em parceria com a Docapesca.

A Semana do Mar, organizada pela Câmara Municipal e pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), prossegue no dia 11 pelas 15h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a palestra “Experiências Náuticas Surpreendentes”, a cargo de Francisco Lufinha, que em 2015 bateu o recorde mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, ao percorrer a distância de 874 quilómetros. A acção é organizada em parceria com escolas e instituições particulares de solidariedade social do concelho. Às 17h00, mas no auditório da APSS, realiza-se nova palestra, subordinada ao tema “Os primórdios da actividade portuária no Estuário do Sado – do período Fenício até à Idade Média”, por Carlos Tavares da Silva. Esta iniciativa é organizada pela APSS em parceria com a Associação de Municípios da Região de Setúbal.

A terça-feira, 11, encerra com um concerto da Banda da Armada, de entrada gratuita, com início às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Lançamento de aplicação SOS inovadora

No dia 13, terá lugar a terceira edição do Seminário Internacional As Cidades Portuárias e a Relação Porto-Cidade, que, desta vez, abordará a “Valorização Sustentável dos Recursos do Mar – Oportunidades da Economia Azul para a Região de Setúbal”. O encontro, a realizar entre as 9h30 e as 13h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, é de participação gratuita, mediante inscrição, através dos contactos da APSS, 265 542 023 ou [email protected].

À tarde, a partir das 16h00, a Casa da Baía servirá de palco à apresentação de um projecto da Câmara Municipal de Setúbal, na área da Protecção Civil, inovador a nível nacional.

“O ‘Setúbal SOS’ é uma aplicação para smartphone, disponível para os sistemas operativos Android e IOS (Apple), que tem como mais-valia a possibilidade de o utilizador dar a conhecer ao operador da central de chamadas do Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros (SMPCB), de forma instantânea, a sua posição geográfica através da ligação de dados móveis e do GPS do telemóvel”, explica a autarquia. A aplicação permite também o contacto do SMPCB com o utilizador, através do envio de notificações com avisos ou alertas meteorológicos. A instalação no telemóvel da aplicação “Setúbal SOS”, que se destina “a todos aqueles que vivem, trabalham ou visitam Setúbal e tem como âmbito geográfico de utilização o concelho”, é gratuita.

Navio-escola Sagres, Creoula e Vera Cruz a partir de quinta-feira

Ainda neste mesmo dia, a Semana do Mar prossegue com a chegada a Setúbal do navio-escola Sagres e de uma lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa, com acostagem prevista para as 18h00 no Cais 2 da APSS. Após a apresentação de cumprimentos ao comandante do Sagres, marcada para as 19h00, segue-se o primeiro período de visitas públicas ao navio, entre as 20h00 e as 23h00.

“Gastronomia, animação musical e stands institucionais integram a iniciativa veleiros ao luar, que decorre nos dias 13, 14 e 15, das 20h00 às 23h00, igualmente no Cais 2”, adianta a autarquia. O Creoula e a Vera Cruz juntam-se ao Sagres às 10h00 de dia 14, e “as três emblemáticas embarcações portuguesas recebem, entre as 10h00 e as 17h00, a visita de centenas de alunos das escolas” do concelho. Estão igualmente previstos baptismos de mar na lancha de fiscalização rápida, entre as 10h00 e as 18h00, e visitas públicas ao Creoula e à Vera Cruz, das 14h00 às 23h00.

No dia seguinte, 15, prosseguem as visitas da população às embarcações, incluindo ao Sagres, das 10h00 às 23h00, realizando-se também passeios no Sado a bordo das embarcações tradicionais Zé Mário, Hiate de Setúbal e Maravilha do Sado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. “A participação nas visitas está sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita no stand da organização da Semana do Mar – Setúbal 2016 instalado no Cais 2 ou no endereço [email protected]”, indica a autarquia.

Ao longo da Semana do Mar está ainda prevista a realização de diversos workshops.

Fim-de-semana com regata e desfile náutico

Dois dos momentos altos do evento acontecem no fim-de-semana. No sábado, 15, terá lugar a realização da Regata Dia Mundial do Mar, entre as 10h00 às 14h00. No domingo, 16, destaca-se o desfile náutico de partida das embarcações Sagres, Creoula e Vera Cruz, às 10h30.