A 33.ª edição da Seixalíada tem como lema «Várias modalidades, um só objectivo!» e decorre de 17 de Setembro a 15 de Outubro. Com mais de 30 anos de história, a Seixalíada tem-se afirmado como factor de desenvolvimento desportivo integrado, enriquecendo-se com novas modalidades, dinamizando os espaços desportivos e contribuindo decisivamente para a mobilização dos munícipes para a prática desportiva.

No primeiro dia, a Festa de Abertura vai animar a frente ribeirinha de Amora. O lema deste ano remete para o ideal do Desporto para Todos, numa oferta que mobiliza milhares de pessoas para a prática desportiva.

A festa de abertura está marcada para o dia 17 de Setembro, sábado, na frente ribeirinha de Amora, e oferece a possibilidade de observar e experimentar dezenas de actividades. Há espaço para as modalidades mais conhecidas e também passeios em barcos dragão ou em embarcações anfíbias, zonas lúdicas e até um circuito rodoviário, entre muitas outras actividades.

A festa de encerramento realiza-se a 15 de Outubro, em local ainda a definir. Estes são dois momentos de divulgação de todas as actividades da Seixalíada que envolvem sempre uma grande participação.

Outro dos pontos altos da iniciativa é o Fórum Desportivo da Seixalíada, um evento para debate de temáticas relacionadas com uma determinada modalidade, que conta com a participação de prelectores convidados, especialistas na área em discussão.

Só na última edição da Seixalíada foram realizados 201 eventos em 57 modalidades, onde participaram cerca de 20 mil pessoas. Na última década, mais de 100 mil pessoas terão estado envolvidas na iniciativa, entre atletas, treinadores, técnicos, organização ou assistência, o que demonstra a força do evento.

Modalidades:

Aeromodelismo, airsoft, andebol, automobilismo (slalom),artes marciais (capoeira, jiu-jitsu, judo, karaté, kendo, krav maga, taekwondo), atividades gímnicas (aeróbica, ginástica acrobática, ginástica localizada, ginástica rítmica, trampolins, tumbling), actividades náuticas (barcos dragão, canoagem, kayak-polo), atletismo, badmínton, basquetebol, caminhadas, ciclismo, cicloturismo, damas, dança (ballet, danças de salão, danças orientais, hip-hop), desporto adaptado (boccia, goalball), desportos de combate (boxe, kickboxing), desportos radicais (escalada, rappel, slide), dominó, futebol, futsal, hóquei em patins, jogos tradicionais, malha, petanca, matraquilhos, natação, orientação, patinagem artística, polo aquático, setas bullshooter, setas sisal, sueca, ténis de campo, ténis de mesa, tiro ao alvo, todo o terreno, voleibol, xadrez.