A Secil, cimenteira localizada na Arrábida, entregou esta semana cheques, de apoio financeiro, a 82 associações e clubes da cidade sadina e da região de Setúbal.

A cerimónia, que vem já sendo habitual por realizar-se ininterruptamente há 13 anos, decorreu quarta-feira ao final da tarde, nas instalações da empresa, e juntou cerca de uma centena de pessoas, com destaque para os representantes da generalidade das entidades beneficiárias.

Ao longo do período em que decorre esta prática, a Secil doou já um total de 2,5 milhões de euros às colectividades.

O número de associações e clubes beneficiários do apoio da empresa tem vindo sempre a aumentar, tendo atingido este ano o recorde de 82 colectividades.

O presidente da comissão executiva da Secil, Gonçalo Sousa Leite, presente na cerimónia, sublinhou que a preocupação da empresa com a comunidade passa não apenas por estes apoios à sociedade civil mas também pela preocupação com o contributo para a economia local e regional, além do impacto na economia nacional que a cimenteira representa.

Segundo Gonçalo Sousa Leite, no ano passado a Secil exportou 1,5 milhões de toneladas de cimento através do Porto de Setúbal e conta com 700 empresas da região entre os seus fornecedores.

Associações valorizam apoio

O apoio prestado pela empresa às colectividades é valorizado pelos dirigentes associativos que, de uma forma geral, agradecem e elogiam a medida. O subsídio anual da Secil é um contributo para o orçamento com que todos contam já todos os anos.

“Este apoio faz-nos muita falta. É uma receita anual que vem sempre ajudar um pouco o nosso orçamento”, disse António Carinhas da direcção de ‘Os Amarelos’ ao DIÁRIO DA REGIÃO. O responsável acrescentou que o clube beneficia deste subsídio há 13 anos, “desde que a Secil começou” a atribui-lo.

De forma idêntica, os Ídolos da Praça, que são também beneficiários desde há 13 anos, destacam o facto de a ajuda se destinar aos jovens. “É muito importante para apoiar os escalões de futebol de formação que nós temos”, disse Alina Pires.

secil2