Arrancam hoje, prolongando-se até à próxima terça-feira, as Festas Populares de Sarilhos Grandes em Honra de São Jorge. Vão ser cinco dias de celebrações, com muita animação, confraternização e várias atividades culturais, recreativas, sem esquecer os espetáculos artísticos e as sempre tradicionais largadas de toiros, quatro, no total. A abertura oficial está marcada para as 21h00, seguindo-se, nesse primeiro dia, a inauguração da exposição “Olhar Sarilhos”, junto ao Coreto, desfiles de marchas e da charanga Huga-Huga.

As atuações de Clave de Tó e, depois, do grupo Arte Nova, antecedem a primeira de quatro largadas de toiros que integram a programação destas festas. Amanhã, destaque para o torneio de xadrez aberto a participantes com oito ou mais anos de idade, pela tarde, e, à noite, para o concerto da Banda Filarmónica da AMUT, dirigida pelo Maestro Joaquim Silva, seguido do espetáculo “Dança Comigo”, patrocinado pela Academia Dance Fusion, Sevilhanas Rojo Del Alma, Sevilhanas Garnacha, Dance ir Crew, Capricho Moitense, Ragga Bounce Crew, Danças do Ventre Vasco da Gama Lanças, União Desportiva e Cultural Banheirense, AMUT. Nélio Pinto também atua nesta noite.

A vertente religiosa adota maior expressão no domingo, com a realização da habitual procissão em honra de São Jorge, acompanhada pela fanfarra dos Bombeiros do Montijo, Banda da AMUT e cavaleiros trajados à época de São Jorge. À noite, O grupo “4 por 4” e o espetáculo de Quim Gouveia são dois momentos a não perder.

Na segunda-feira, atuam Alex e Paulo Gamito, além de se poder assistir a um espectáculo de Flamenco, sendo que para terça-feira, último dia das festas, está reservada a atuação da artista Ana Rita, seguida do desfile etnográfico “Sarilhos em Festa” com Batucando; Cabeçugas; carroças alegóricas com figurantes trajados a rigor, Rancho da Barra Cheia; Grupo de Danças Orientais Al Nawar; Grupo de Gaitas de Foles do Pinhal Novo; Marcha Popular de Sarilhos Grandes; Escola de Música da A.M.U.T, entre outras surpresas.