É já amanhã, pelas 15h00, que a Câmara Municipal de Alcácer do Sal procede à inauguração das obras de remodelação da ETAR de Rio de Moinhos. A empreitada, que esteve a cargo da empresa CONSDEP – Engenharia e Construção, SA, representou um investimento de 142.022,88 euros, acrescido de IVA.

Segundo a autarquia, trata-se de uma “obra de grande importância para a população” daquela localidade na freguesia do Torrão, uma vez que a infra-estrutura que existia “era ineficaz do ponto de vista ambiental”.

“A renovada Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) dispõe de um nível superior de tratamento e é composta pela estação elevatória e fossa séptica remodeladas”, revela o município, acrescentando que o equipamento conta ainda com “um tanque biodisco, uma plataforma de evapotranspiração, também designada por lagoa de macrófitas”. Na envolvente foi construído um novo edifício de apoio à exploração, além de uma vedação e um portão do recinto da ETAR. A obra da nova ETAR de Rio de Moinhos contemplou ainda “os arranjos exteriores, a construção do arruamento de acesso exterior e interior ao recinto com espaço de manobra para a viatura limpa-fossas, assim como a execução da rede de água e redes elétricas nomeadamente alimentação e iluminação exterior”.

A estação de tratamento que existia, explica a autarquia, “encontrava-se com um funcionamento deficiente e num estado bastante degradado”. A remodelação do equipamento aumentou assim “o grau de tratamento do efluente, por forma a preservar o meio ambiente”.