O deputado do PSD do distrito de Setúbal, Bruno Vitorino, defende que a construção da esquadra da PSP no Barreiro “é uma obra prioritária”, acusando o PS local de “nada fazer” para salvaguardar os interesses da população.

“Este era um processo que já estava fechado pelo anterior Governo”, lembra o social-democrata, explicando que o protocolo entre o Município do Barreiro e a PSP, para cedência de imóvel propriedade daquela edilidade, em regime de comodato, pelo prazo de 50 anos e a título gratuito, já tinha sido aprovado pela Câmara Municipal do Barreiro, tendo sido também assinada a portaria de extensão de encargos, com uma duração plurianual de execução de empreitadas.

A obra, de reabilitação e adaptação do imóvel, estava orçada em 360 mil euros, e seria suportada pelo Ministério Administração Interna.

Em Março deste ano, Bruno Vitorino questionou o ministério da tutela sobre o início das obras da nova esquadra, tendo sido respondido que não estavam assegurados os recursos financeiros para a construção da mesma, porque o projecto teria de ser alterado, e o orçamento aumentado.

“Esta é uma obra que já estava decidida e com o processo em andamento. De um momento para o outro, o actual Governo decidiu parar a construção da nova esquadra. Uma obra desta importância não pode parar por meia dúzia de tostões. Se o PS considera a obra prioritária, concretize-a”, afirma.

O deputado do PSD considera ainda “irónico” que o secretário de Estado da Administração Interna, numa visita recente ao Barreiro, tenha dito que a construção desta esquadra era uma preocupação para o Governo, “mas depois diz ainda está a ser elaborado um programa nacional de infraestruturas das forças de segurança, para priorizar os investimentos”.

“Afinal a obra é prioritária ou não?”, pergunta o social-democrata, lamentando ainda que os socialistas locais “estejam calados sobre uma obra essencial para a população, garantindo não só mais segurança, como também permite maior visibilidade da acção policial, dissuadindo assim eventuais actos criminosos”.

Bruno Vitorino garante que o PSD vai continuar a exigir e a lutar pela construção da esquadra no Barreiro velho que reforçará a segurança de todo o centro do concelho.