As professoras Cláudia Ravasqueira, Emanuela Costa, Laura Martins e Sandrine Raminhos formam o Grupo Disciplinar de Português da Escola Técnica Profissional da Moita.

Segundo o Grupo Disciplinar, o “Português é fundamental no percurso formativo dos jovens, pois a língua materna é o veículo de comunicação entre os seres humanos, sendo transversal a todas as outras disciplinas. É importante para o contacto dos alunos com a sua cultura, fundamentalmente a cultura literária do seu país. “

A aula de Português decorre não apenas na sala de aula tradicional, mas também fora da mesma, privilegiando espaços físicos diferenciados, nomeadamente os espaços técnicos (Cozinha Experimental, Restaurante Pedagógico, Quinta Pedagógica, Unidade Pedagógica de Saúde, Oficina Multiusos), a biblioteca, os laboratórios de informática ou a ida a salas de teatro.

As professoras de Português têm, também, desenvolvido estratégias de ensino diferenciado, respeitando o perfil, o ritmo e as necessidades individuais. Têm encetado um apoio personalizado dentro e fora da sala de aula, inclusivamente através de aulas ministradas em codocência de forma a garantir uma aprendizagem efectiva do aluno que lhe permite assumir-se como um agente crítico e participativo na sua sociedade.

Todos estes aspectos concorrem para a motivação do estudante para a disciplina de Português, fomentando o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação e a colaboração no aluno, para que se insurja como um cidadão/profissional participativo no século XXI.

Privilegia, assim, o comprometimento,  a responsabilidade e a autonomia, envolvendo-o na construção do seu percurso de aprendizagem.