A primeira cerimónia de entrega de certificados/diplomas Consulnear aos jovens que finalizaram o 12.º ano e se profissionalizaram nas áreas de Mesa/Bar, Cozinha/Pastelaria e Multimédia, no âmbito do Sistema Aprendizagem, teve lugar no passado dia 15, no Auditório Municipal de Pinhal Novo.

A cerimónia contou com a presença de cerca de 130 convidados, entre jovens finalistas e familiares, formandos, formadores, entidades de apoio à alternância, comunicação social, bem como toda a equipa técnica/pedagógica da Consulnear, tendo o seu director, Francisco Canelas, realizado o discurso de abertura.

Satisfeito com o “sucesso” alcançado, o director salientou a importância de 83 jovens terem terminado o seu percurso de aprendizagem e, maioritariamente, já estarem empregados. Referiu ainda que, para muitos destes formandos, esta “era a última oportunidade para concretizarem um projecto de vida, uma profissão certificada, associado à obtenção do 12.º ano”, considerando que boa parte destes jovens são “provenientes de contextos escolares de grande insucesso, associado a grupos sócio-económicos desfavorecidos e que facilmente caem no abandono escolar”.

De seguida, deram o seu testemunho um jovem finalista do curso de Técnico de Mesa/Bar e o tutor que o acompanhou no seu percurso em Prática de Contexto de Trabalho, mostrando que, “caso exista investimento, é possível alcançar sucesso profissional”, realçaram.

Após estas intervenções, seguiu-se um coffee break confeccionado pelos formandos do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria e servido por alguns formandos de Restaurante/Bar, que iniciaram recentemente a sua aprendizagem, mas que tiveram já oportunidade de colocar em prática os seus conhecimentos. Este evento contou ainda com o apoio técnico de um formando de Multimédia e de um formador da área.

Por fim, chegado o momento do reconhecimento e celebração, procedeu-se à entrega pelo director da Consulnear dos certificados e diplomas aos finalistas presentes e uma nota de agradecimento a todos os que contribuíram para o “sucesso” deste projecto.

Ciente do “sucesso” destes cursos, a CONSULNEAR tem inscrições abertas para iniciar um novo processo formativo já no início de 2016, para jovens dos 16 aos 24 anos com o 9.º ano de escolaridade e que queiram completar o ensino secundário e uma profissão “de sucesso”.