‘Meu Super’ é um franchising do Continente. Instituição espera ganhar dinheiro para financiar atividade social

 

O Meu Super, minimercado da rede de franchising do Continente (Grupo Sonae), abriu na sexta-feira em Setúbal, numa iniciativa pioneira em Portugal em que a propriedade do negócio é de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

O Sonho, instituição com estatuto de IPSS que tem valência de infantários e apoio social aos mais carenciados na cidade, decidiu apostar desta forma inédita na atividade empresarial na tentativa de gerar dinheiro para financiar a sua atividade social.

“O que consideramos mais importante é a inovação em termos sociais. A instituição pode ter esta atividade lucrativa, para financiar a sua atividade social e, se correr como esperamos, isto garante-nos retorno financeiro para apoiar as nossas ações sociais.”, disse ao DIÁRIO DA REGIÃO Florival Cardoso, presidente da direção do ‘Sonho’

A direção da IPSS, apresenta inovação como uma “mais-valia” para o sector social. “Nós temos cada vez mais de procurar recursos na comunidade porque fazemos muitas acções sociais que não são financiadas pelo Estado”, afirma Florival Cardoso, que diz “acreditar que este exemplo seja rapidamente replicado por outras instituições sociais do país”, até porque “não vimos qualquer inconveniente ou impedimento a que uma IPSS possa seguir este caminho”.

A abertura do Meu Super representa um investimento de 400 mil euros, suportados pela associação com financiamento da Caixa Geral de Depósitos, e criou oito postos de trabalho. Quanto ao emprego criado, o presidente da instituição aponta mais uma vez a presença da preocupação social, não apenas pelos novos postos mas pela forma como foi feita a contratação. “Dos oito funcionários, um foi selecionado entre beneficiários do rendimento social de inserção (RSI) e seis eram pessoas desempregadas”, salienta Florival Cardoso.

Nos primeiros três dias de funcionamento, o novo minimercado deixou os responsáveis animados. “A afluência foi boa, as pessoas mostraram-se agradadas, a maior parte delas disseram que havia uma carência na zona”, disse o presidente, concluindo que “no fundo isto é um mini-Continente”.

O Meu Super funciona todos os dias das 08h00 às 20h00 e ao domingo das 08h00 às 13h00. Aos sábados e feriados está aberto como nos dias úteis. O estabelecimento está aberto ao público em geral e os associados da IPSS podem receber as compras no infantário do Sonho onde têm o seu filho.