António Almeirim, presidente da Junta, pondera organizar uma manifestação pública em defesa da zona balnear. “Estão a destruir o que é nosso”, alertou

Grave! Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Alcochete classificou aquilo que considera ser o problema ao nível do uso do espaço público que a freguesia do Samouco enfrenta. Luís Miguel Franco, durante a sessão solene comemorativa do 11.º aniversário da elevação do Samouco à categoria de vila, que decorreu no passado dia 13, admitiu que a zona ribeirinha da freguesia chegou a um estado lamentável.

“O que foi construído na praia do Samouco resultou do esforço físico, do empenho, da determinação e do tempo despendido não só do presidente da Junta de Freguesia, António Almeirim, mas de todos que o acompanharam nestes últimos três mandatos… e custa muito ver o estado a que chegou a praia”, disse o presidente da Câmara, considerando de seguida que a situação merece a atenção de todos. “Devemos encarar esse problema como um problema de todos nós, não só da Câmara Municipal, nem da Junta de Freguesia, mas de toda a população do concelho e em particular da população do Samouco”, afirmou, adiantando que a Câmara Municipal “irá continuar a dialogar” com as entidades que directamente estão envolvidas na resolução do problema.

Praça da República vai ser requalificada

O autarca aproveitou ainda a ocasião para anunciar publicamente que os serviços municipais “estão a desenvolver um projecto de requalificação da Praça da República”, que será, oportunamente, apresentado à Junta de Freguesia.

Já António Almeirim, presidente da Junta de Freguesia do Samouco, realçou a importância da data 9 de Dezembro de 2004, dia em que Samouco passou a ser vila e apontou algumas transformações verificadas na freguesia ao longo dos últimos anos, sobretudo no espaço público e ao nível dos cuidados de saúde. O autarca alertou também para a existência de algumas situações relacionadas com “a degradação do espaço público e de segurança” na vila, sustentando a posição assumida pelo presidente da Câmara.

“Temos problemas com a praia do samouco, estão a destruir o que é nosso e considero que tal como já organizámos a Praça da Saúde talvez tenhamos de organizar uma Praça para defender a Praia”, atirou António Almeirim.

Além do presidente da Câmara, a cerimónia contou com as presenças de representantes das autarquias locais, entre os quais o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Leiria, a vereadora da cultura, Raquel Prazeres, a vereadora Teresa Morais Sarmento e o vereador Vasco Pinto.