Administração espera ultrapassar a movimentação de 150 mil TEU’s até final deste ano

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) anunciou que a infra-estrutura portuária setubalense alcançou este ano um novo máximo histórico no que toca à movimentação de contentores.

“O Porto de Setúbal bateu já o recorde absoluto de contentores, com 121.744 TEU’s movimentados, face ao anterior obtido em 2015, de 121.179 TEU’s. Este novo máximo foi alcançado no Terminal de Contentores, concessionado à Sadoport, pelo navio “HILDE A”, da linha regular ARKAS e agenciado pela ARKAS Portugal, que movimentou mais de 1.000 TEU’s, entre carga e descarga”, revelou a APSS, em nota de Imprensa enviada ao DIÁRIO DA REGIÃO.

De acordo com a mesma nota, até Setembro “a movimentação de contentores naquele terminal teve um crescimento de 39%, em TEU’s, contribuindo igualmente para o aumento em 17% da tonelagem movimentada, com um total de 1,7 milhões, comparativamente a igual período em 2015”. A manter-se esta tendência, sublinha a APSS, “é expectável que, quando conhecidos os dados do último trimestre do ano, a movimentação de contentores no Porto de Setúbal ultrapasse, em 2016, os 150.000 TEU’s”.

A administração salienta, a concluir, que estes números “são um indicador que confirmam” que o Porto de Setúbal está no caminho do crescimento. “A prevista melhoria das acessibilidades marítimas – com o alargamento e aprofundamento dos canais que servem o porto – contribuirá por certo para aumentar ainda mais a sua competitividade”, remata a APSS.