Modalidade tem forte tradição no concelho. Agendada está também a primeira edição da Rampa de Palmela, uma prova aberta

O ciclismo vai dominar todas as atenções no primeiro fim-de-semana de Outubro em Palmela. Será já a 1 e 2 do próximo mês, que terá lugar a realização da 1.ª Rampa de Palmela, do Campeonato Nacional de Rampa, e da Granfondo da Arrábida, iniciativas que contam com o apoio da Câmara Municipal.

A 1.ª Rampa de Palmela (prova aberta) e o Campeonato Nacional de Rampa (Juniores, Elites e Masters), competições organizadas pelas Federação Portuguesa de Ciclismo e Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal, decorrem no dia 1, às 14h00 e 15h00, respectivamente, com partida do Vale de Barris e chegada ao Castelo de Palmela. “Os interessados em participar na 1ª Rampa de Palmela, poderão inscrever-se até dia 27, através da Associação de Ciclismo de Setúbal (telm.96 606 72 09 ou e-mail  [email protected])”, indica a autarquia.

No dia 2, decorrerá a 2.ª edição da Granfondo da Arrábida, numa parceria do município com a Lima&Limão Cycling Services, iniciativa que apresentará como embaixadores os ciclistas profissionais Ruben Guerreiro e Rafael Reis. Este ano, a prova terá dois percursos: “A Granfondo, com 134 km e um acumulado de +2000 m, contando com o Prémio de Montanha, e a Minifondo, com 65 Km e +400 m de acumulado”, explica a autarquia. O Castelo de Palmela receberá a partida e a chegada das provas, com início às 9h00 e Celebração de Pódio cerca das 14h00. As inscrições podem ser efectuadas em http://www.arrabidagranfondo.com/pt/.

O ciclismo é, cada vez mais, segundo o município, “uma modalidade forte e com tradição no concelho de Palmela”, com clubes e atletas “a afirmarem-se nos níveis nacional e internacional, em todas as disciplinas”. O território, reforça a edilidade a concluir, “tem uma vocação natural para a prática do ciclismo como têm vindo a demonstrar os diversos eventos promovidos, trazendo, anualmente, à vila, muitos praticantes e associando a prática desportiva à promoção turística do concelho”.