Aumento de 5,1 milhões na receita deveu-se à inclusão de saldo transitado do ano anterior. Verba vem reforçar capacidade de investimento do município, que passa de 21,6 milhões para 26,8

 

 

A Câmara Municipal de Palmela aprovou a primeira revisão ao Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano (GOP) 2016, para incluir 5,1 milhões de euros de saldo transitado da gerência de 2015, o que aumenta o orçamento actual em 12,74%, para um total de 47.949.759,00 euros.

A alteração foi aprovada na ultima reunião pública do executivo municipal, com os votos a favor dos cinco eleitos da CDU, a abstenção dos três vereadores do PS e o voto contra do vereador da coligação PSD/CDS-PP. Paulo Ribeiro manteve assim o mesmo sentido de voto da votação inicial do orçamento, com a justificação que “as opções políticas mantem-se”. O PS, pela voz de Pedro Taleço, explicou a abstenção considerando que “compete à maioria fazer a gestão do saldo transitado” e por não haver “nada de relevante que justifique voto contra”.

O aumento da receita orçamental vai ser usado no reforço da capacidade de investimento do município, com a despesa para as GOP a crescer dos 21,6 milhões para os 26,8 milhões. Sobram ainda 1,4 milhões que ficam no saldo de tesouraria da autarquia.

O presidente da Câmara, Álvaro Amaro fez questão de explicar todas as rubricas do orçamento que vão ter verbas reforçadas, e garantiu que os quase 48 milhões de euros que o orçamento municipal passa a atingir “são reais”.

34 mil euros para Festas Populares de Pinhal Novo

Na reunião municipal foi aprovada também a atribuição de 34.200,00 euros às Festas Populares de Pinhal Novo 2016, que vão decorrer de 07 a 12 de Junho. Um apoio aprovado por unanimidade.

Mecenas dão 7.500 euros

O executivo municipal aprovou a doação de um total de 7.500,00 euros por parte de quatro empresas a causas do concelho. A Casa Ermelinda Freitas deu 2.500 euros à Sinfonia de Palmela, a Palser doou mil euros à ‘Semana da Energia’ e outros mil à ‘Semana da Floresta Autóctone’, a Concremate ofereceu mil euros ao Centro de Recolha Animal, e a Slem doou mil euros à Sinfonia de Palmela.

Sardinhada das IPSS no dia 17

Antes do período da ordem do dia, o vereador Adilo Costa (CDU) informou que a sardinhada anual das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho foi adiada, devido ás condições climatéricas, de dia 05 para 17 deste mês. O encontro, no parque de campismo de Pinhal Novo, deve reunir três centenas de utentes de 10 instituições.