A cooperativa de educação ambiental Ocean Alive está a convocar voluntários para a nova acção de sensibilização e limpeza de praia “Mariscar SEM Lixo”, que decorre já no próximo domingo, dia 20 de Novembro, com o objectivo de limpar uma extensão de quatro quilómetros de areal entre o cais dos ferryboats e a Caldeira de Tróia, do lado do rio.

Segundo a organização, a nona acção da campanha “Mariscar SEM Lixo” tem ponto de encontro às 9h no cais de embarque para os ferries, em Setúbal. O transporte dos voluntários, nos trajectos Setúbal – Tróia e Tróia – Setúbal é assegurado pela Atlantic Ferries e pela Câmara Municipal de Grândola, que disponibiliza um autocarro para o percurso de volta da Caldeira de Tróia até ao cais de embarque para Setúbal. Os horários de participação são das 09h às 14h ou das 09h às 16h.

A campanha de sensibilização e limpeza de praia no Estuário do Sado “Mariscar SEM Lixo” pretende, uma vez mais, alertar a comunidade para o problema global que é o plástico largado no oceano. O grande foco das acções desenvolvidas pela Ocean Alive até hoje tem sido, em particular, a sensibilização dos mariscadores locais para não deixarem as embalagens de sal fino (usadas na apanha do lingueirão e casulo) na maré.

O saldo das oito acções levadas a cabo até à data indica que já participaram na campanha ambiental mais de 600 voluntários, responsáveis por limpar do Estuário do Sado mais de 10 toneladas de lixo e 16.057 embalagens de sal.

Os interessados em participar na 9ª acção da campanha “Mariscar SEM Lixo”, este domingo, podem inscrever-se através do [email protected] ou do formulário disponível na página de Facebook da Ocean Alive. No site da organização estão disponíveis mais informações.