O Barreiro comemorou o 32º aniversário de elevação a Cidade. As comemorações incluíram o Hastear Solene das Bandeiras, nos Paços do Concelho, as Cerimónias Barreiro Reconhecido, de entrega de Medalhas de Bons Serviços e Dedicação aos Bombeiros que completam 40 anos de serviço e de entrega das Medalhas de Antiguidade aos trabalhadores da Câmara Municipal do Barreiro, dos Transportes Colectivos do Barreiro e das Freguesias do Concelho que completam 15, 25, 35 e 45 anos de serviço.

Os homenageados com o Galardão Barreiro Reconhecido 2016, a 28 de junho, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, foram Jorge Fernando (CULTURA, DESPORTO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIA), José João Engrossa (ASSOCIATIVISMO, INTERVENÇÃO SOCIAL E MULTICULTURALIDADE), Raul Malacão (LUTA PELA LIBERDADE, DEMOCRACIA E CIDADANIA) e Trabalhadores do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, E.P.E. (TRABALHO E DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO)

Na Cerimónia, o presidente da Câmara Municipal afirmou que “o Barreiro, que ao longo de séculos soube assumir um papel de topo nas tecnologias, na revolução técnico-científica, encontra-se hoje numa importante fase de opções com vista ao seu presente e futuro”.

Considera que “o Barreiro tem futuro, mas tem de construí-lo com as suas próprias forças, atraindo para o nosso lado outros que connosco queiram aproveitar o nosso território para tentar fomentar o crescimento económico, o crescimento sustentável da região e do país”.

“O Barreiro tem futuro. Pelo posicionamento estratégico, pelo amor que os barreirenses têm à sua terra, pelas características específicas da sua população, pela experiência de trabalho, de fazer em conjunto, de associativismo, de participação, de cultura, pela sua importante frente ribeirinha, pelos significativos territórios com área disponível para a actividade económica”, referiu Carlos Humberto.

Na mesma cerimónia decorreu a entrega de Medalhas de Bons Serviços e Dedicação aos Bombeiros que completaram 40 anos nas corporações do Barreiro:

– António José Nunes Dionísio – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste

– Feliciano José Casbarra – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste

– José Manuel André Gomes – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste

– Manuel Domingos Gomes Figueiredo – Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública