Nuno Fazenda, do Turismo de Portugal, e Vítor Costa, presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) participam, na quinta-feira, dia 12, na sessão de abertura do encontro “Turismo Cultural – Qualificação, Inovação e Desenvolvimento”, promovido pela Câmara Municipal de Palmela, no Cine-Teatro S. João, em Palmela.
A sessão de abertura, que contará ainda com a participação do presidente do município, Álvaro Amaro, está marcada para as 10 horas. Segue-se, às 10h30, o painel um, “Da História e Património ao Produto Turístico”, com um moderador a confirmar, em que serão oradores José Mendes, da IDTOUR – Unique Solutions (Universidade de Aveiro), Luís Mota Figueira, do Instituto Politécnico de Tomar, e Eduardo Luciano, da Câmara Municipal de Évora, seguindo-se um período de debate.
À tarde, os trabalhos são retomados às 14 horas, com o painel dois, “Mercado Turístico e Tendências da Procura do Turismo Cultural e Histórico”, moderado por Francisco Alves Rito, director do Diário da Região. Jorge Humberto Silva, da ERT-RL, e Nuno Gustavo, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, serão os intervenientes, seguindo-se um período de debate. Às 15h30, o painel três, “A Narrativa Turística, o Turismo Criativo e o Envolvimento da comunidade”, moderado por Teresa Oliveira (Castelo de S. Jorge – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), contará com as intervenções de Ivânia Monteiro, dos Castelos e Muralhas do Mondego, Catarina Gonçalves, da SPIRA – Revitalização Patrimonial,
Paulo Sérgio Pais, da Feira Viva, Cultura e Desporto (Santa Maria da Feira), e de Mónica McGill, da Associação Casas Brancas – Costa Alentejana e Vicentina, terminando também com um período de debate. O encerramento, às 17 horas, estará a cargo de Luís Calha, vereador do Turismo e da Cultura da Câmara de Palmela.
“Divulgar bons exemplos de integração entre cultura, património e história na construção de produtos turísticos e partilhar, com os agentes locais, as melhores metodologias e práticas para a criação de produtos relacionados com história” são, de acordo com a autarquia, os principais objectivos deste Fórum Turismo 2015. A iniciativa já vai na sua terceira edição, com o município a reunir, anualmente, investigadores, professores, agentes económicos e estudantes para um dia de debate e reflexão em torno das questões mais actuais sobre a área do turismo, com aplicação prática na evolução do sector na região.
As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas até ao dia de hoje, através do e-mail turismo@cm-palmela.pt (a ficha de inscrição encontra-se disponível em www.cm-palmela.pt).