Remodelação e ampliação do equipamento custou cerca de 1 milhão de euros. Espaço com capacidade para acolher 200 crianças

O renovado Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer do Sal, situado no Bairro do Morgadinho, vai ser hoje inaugurado, pelas 17h30, num investimento que rondou 1 milhão de euros. O novo espaço vai ter capacidade para acolher 200 crianças, mas este ano irá arrancar com apenas 113 com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.

A obra, explica a Câmara Municipal, “consistiu na remodelação e ampliação do edifício da antiga escola do primeiro ciclo e pré-escolar na altura apenas com quatro salas”. O novo Centro de Educação Pré-Escolar apresenta agora oito salas e espaços amplos.

“Cada sala tem aproximadamente 49 metros quadrados e para cada conjunto de duas salas foi construído um espaço de expressão plástica/vestiário, e os respectivos WC’s sendo que três deles estão equipados com chuveiro”, revela a autarquia. No novo edifício, acrescenta ainda a edilidade, “foi igualmente construído um refeitório com cozinha equipada, uma zona de ginásio e outras actividades, uma sala polivalente, uma biblioteca e sala de informática”, além da sala de professores.

A intervenção no estabelecimento de ensino “permitiu requalificar o parque escolar do concelho, melhorar as condições de ensino e aprendizagem e consolidar o objectivo da escola a tempo inteiro”.

A Câmara Municipal salienta que pretendeu, com esta obra, “melhorar as condições físicas do edifício”, através de intervenção na cobertura e ampliação e requalificação de espaços exteriores. Ao mesmo tempo, o objectivo passou por reforçar o número de espaços pré-escolares, de forma a aumentar a capacidade para oito salas, “permitindo uma oferta de qualidade e a tempo inteiro a todas as crianças do concelho em idades do ensino pré-escolar”.

Comparticipação de 85%

O valor total do investimento é de 906.172,53 euros, sendo que a obra foi alvo de uma candidatura ao INALENTEJO, recebendo uma comparticipação elegível de (85%/FEDER). “Além do valor da empreitada, estavam integrados na candidatura os financiamentos dos projectos de execução e a aquisição de mobiliário, material didáctico e equipamento informático para apetrechar o novo Centro Escolar de Alcácer do Sal”, indica a autarquia.

O renovado espaço tem igualmente um espaço exterior com parque infantil. A envolvente exterior encontra-se dotada de espaços de circulação, alpendres, espaços ajardinados, uma caixa de areia, e uma zona de pavimento sintético onde foram colocados dois equipamentos compostos por vários elementos didácticos e adequados às respectivas faixas etárias.

A capacidade máxima do novo centro será de 200 crianças, mas neste ano lectivo “vai contar com cinco turmas, num total de 113 crianças com idades dos 3 e aos 6 anos, cinco educadoras, cinco assistentes operacionais e duas assistentes técnicas”.