O mês de Novembro no Teatro O Bando, em Vale dos Barris, Palmela, está a ser marcado pela nova temporada de actividades de formação e programação.
No último sábado, teve lugar o ensaio aberto da próxima criação da companhia teatral, “Ausência”, cuja estreia está marcada para dia 3 de Dezembro. Depois de “Em Nome da Terra” e “Abstenção”, a terceira criação do ano, dirigida à infância e juventude, é uma coprodução com o grupo canadiano Dynamo Theatre e está integrada no projecto internacional Boomerang. É um texto de João Neca, com encenação de Nicolas Brites em co-autoria com Jaqueline Gosselin – encenadora e directora artística do Dynamo -, cenografia de João rites, música de Jorge Salgueiro e com Raul Atalaia e João Neca no elenco.
Novembro marca o regresso da Confraria do Teatro, iniciativa que, desde 2006, aos fins-de- semana, permite que os vários palcos da quinta do Bando sejam ocupados por gente de todas as idades, com muita vontade de experimentar o teatro, numa partilha directa com a equipa de formadores. O tema deste ano é a “Iminência!” (informações e inscrições em www.obando.pt/pt/formacao/confraria-do-teatro/).
Este mês, O Bando recomeça também a programação “Na Quinta”, com espectáculos a acontecer sempre no primeiro e segundo fim-de-semana de cada mês. No próximo fim-de- semana (sábado, dia 14, às 21 horas, e domingo, dia 15, às 17 horas), a equipa artística que O Bando vai acolher chega do outro lado do Atlântico. O Teatro do Instante, grupo nascido no seio da Universidade de Brasília, regressa a Palmela com “En Contra”, um espectáculo que propõe um encontro inusitado entre actores e público, desafiando a acompanhar as diferentes cenas desta criação em vários espaços da quinta. Aos sábados, depois do espectáculo, há sempre conversa com a equipa artística que O Bando está a receber.
Depois da apresentação, a equipa do Teatro do Instante estará com O Bando até Dezembro, para concluir a formação “Consciência do Actor em Cena”, iniciada em Fevereiro, na quinta de Vale dos Barris. Também este mês, “Senhor Imaginário” regressa à estrada. No dia 21, às 21 horas, apresenta- se no Cine-Teatro de Oliveira de Frades. A 24 e 25 de Novembro, O Bando vai ao encontro dos Peripécia Teatro (Vila Real), para apresentar este monólogo de Guilherme Noronha a partir de contos de Vergílio Ferreira.