Golfinho tem quase seis meses de idade, é “bastante activo e autónomo” e está a crescer saudável.

Sado foi o nome que os portugueses escolheram para dar à nova cria de golfinho-roaz do Jardim Zoológico de Lisboa, que nasceu a 25 de Maio e foi apresentada ao público a 4 de Outubro na Casa da Lagoa, a maternidade dos golfinhos.

A votação do nome do novo golfinho, entre as opções Sado, Talu e Thor (escolhidas pelos tratadores) decorreu online até ao dia 7 de Novembro, no site do Jardim Zoológico. O nome Sado conquistou 5957 votos, Thor 3803 Votos e Talu 3375 votos. No total, houve 13135 votações, numa celebração conjunta do nascimento.

O golfinho-roaz, macho, nasceu a 25 de Maio por volta das sete horas da manhã e “de uma forma invulgar: de cabeça”. “Ao contrário do que é habitual nos golfinhos, a primeira parte a expor-se durante o parto foi a cabeça. Normalmente é a cauda. Existe algum risco associado porque se num parto o respiráculo do golfinho sair primeiro, o animal pode afogar-se antes de vir à superfície”, explicou Arlete Sogorb, médica veterinária e directora do Centro de Vida Marinha, numa reportagem em vídeo disponível no site do Zoo.

“A nova cria de golfinho apresenta um crescimento dentro das expectativas dos técnicos que acompanham de perto o seu desenvolvimento, passando os dias a nadar e a brincar com a progenitora, Soda, no Delfinário”, revelou o site, quando a cria tinha pouco mais de quatro meses de idade.

Soda, um golfinho de 42 anos, “supera a expectativa média de vida” e é o mais velho do Delfinário, conforme disse, no mesmo vídeo, a médica veterinária Arlete Sogorb. “A cria é muito importante porque é filha de um fundador – a Soda –, o que do ponto de vista genético é bastante importante”, realçou, acrescentando que existe “uma relação muito forte e bem estabelecida entre a Soda e a cria, um animal bastante activo e com muita autonomia”.

“O nascimento deste macho representa mais uma vitória para o Jardim Zoológico, que trabalha diariamente para preservar e conservar espécies de todo o mundo”, afirmou o parque. Sado vai juntar-se em breve à família dos golfinhos do Zoo e enquanto isso pode ser visto na Casa da Lagoa, a maternidade dos golfinhos, prometendo “fazer as delícias dos visitantes”.