Foi dado o pontapé de saída para a constituição da futura Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal (ACCSET), que conta já com onze colectividades associadas, juntas numa comissão instaladora. A ACCSET quer apoiar as colectividades do concelho, reforçar o associativismo e prevê constituir os órgãos sociais em Junho do próximo ano. A apresentação foi feita pela comissão instaladora na Casa da Cultura, em Setúbal, sexta-feira à tarde.

A criação da Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal nasceu de uma vontade conjunta do movimento associativo popular em apoiar as colectividades culturais, desportivas e recreativas que, em todo o concelho, são perto de uma centena. O primeiro impulso foi dado pelo grupo Desportivo “Os Amarelos”, que é membro do Concelho Nacional da Confederação Portuguesa das Colectividades.

A Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal pretende valorizar o movimento associativo de raiz popular do concelho; promover a cooperação e a rentabilização de meios e recursos; apoiar as colectividades em assuntos de contabilidade, fiscalidade e direito; formar os dirigentes associativos e estabelecer parcerias para um trabalho e interesse conjuntos, entre outras acções.

Entre Outubro e Dezembro, a ACCSET vai realizar uma série de reuniões abertas com as associações sediadas em cada uma das freguesias do concelho de Setúbal, para apresentar o projecto e os objectivos da associação, prestar esclarecimentos e recolher contributos e sugestões. O desejo é angariar o maior número possível de colectividades.

Entretanto, foram criados dois grupos de trabalho, dedicados à elaboração de uma proposta de estatutos e de regulamento interno e ao contacto adiantado com outras associações, auscultando as suas necessidades. O processo de constituição formal da Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal e a eleição dos órgãos sociais deverão estar concluídos aquando das comemorações do Dia Nacional das Colectividades, no início de Junho de 2017.

As colectividades setubalenses que integram a comissão instaladora são a Sociedade Musical Capricho Setubalense; Grupo Musical e Desportivo União e Progresso; São Domingos Futebol Clube; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal; Clube de Campismo de Setúba; Grupo Desportivo “Os Amarelos”; Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau; Sport Clube do Sado; Núcleo Desportivo e Recreativo “Ídolos da Praça”; Grupo Desportivo Independente e Clube de Futebol “Os Sadinos”.

Funções sociais importantes

O movimento associativo setubalense “cumpre destacadas funções sociais, na formação de crianças e jovens, na educação não formal, no bem-estar físico, mental e social” dos associados e contribui para a construção “de uma sociedade sem desigualdades, mais participada e democrática”, destacam os membros da comissão instaladora da Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal.

Numa nota entre à comunicação social, essas são funções “que cabem ao Estado”, mas são desempenhadas pelas colectividades, que acompanham “bem de perto as dificuldades sociais que se passam na cidade e no país em geral. Há miúdos que a única refeição que tomam é nas associações”, acrescentou Júlio Isidro, do Grupo Desportivo “Os Amarelos”.

“Queremos unir para servir melhor as comunidades onde nos inserimos e pretendemos que este caminho seja participado desde início”, lançam assim o convite às associações setubalenses que queiram juntar-se à ACCSET.