A jovem foi eleita Miss Internacional na final da Miss European Portugal 2016 e para o ano vai representar o país no estrangeiro. Para já, dedica-se a vários desfiles de moda junto de grandes criadores nacionais

Passerelle atrás de passerelle, Nádia Sofia, 16 anos, está a conquistar a preferência de um número cada vez maior de jurados nas mais variadas competições nacionais de moda e beleza. No Casino do Estoril, em Setembro, foi eleita uma das cinco Miss Internacional do concurso Miss European Portugal 2016, que a vai levar ao estrangeiro para representar o país num outro concurso ainda a designar. “É uma responsabilidade e vai ser muito bom”, prevê Nádia.

O Miss European Portugal integra-se na competição Miss European em que participam pelo menos 11 países da Europa. No nosso país, é organizado pela produtora de eventos Miss Look de Glamour. Este ano concorreram 40 raparigas oriundas de norte a sul do país, que após vários castings chegaram às finais regionais Norte, Centro e Sul.

Além das cinco Miss Internacional, em que Nádia Sofia foi eleita, foram escolhidas 10 Miss European Portugal 2016, entre elas a setubalense Bárbara Gavaia e Alícia Isabel, que vão assim representar Portugal no concurso internacional Miss European que terá lugar em Londres, Inglaterra.

Design de moda em Lisboa

 

Agora, Nádia Sofia prepara-se para fazer mais três desfiles, dois deles já no próximo fim-de-semana, no âmbito do Lisbon Design Show, cuja 7ª edição acontece de 5 a 9 de Outubro na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

O primeiro desfile em que Nádia deverá participar está marcado para o dia 7 e é o Africa Fashion, em que uma série de criativos e designers africanos pretendem apresentar as suas criações, a fim de promover a moda africana a nível nacional e internacional. O segundo desfile, no dia 8, é o Trends LXD, onde vários criativos e designers emergentes vão divulgar as suas criações junto dos profissionais, opinion-makers, amantes da moda e público em geral.

Comentando as diferenças que existem entre desfilar com a criação de um estilista e desfilar num concurso de beleza, Nádia diz que “no desfile de moda, temos de representar uma marca e o estilista, enquanto que num concurso tudo é mais competitivo”.

Vestidos de noiva em Coimbra

 

Na preenchida agenda profissional de Nádia está também o evento Wedding Day, marcado para 15 de Outubro na Quinta das Lágrimas, conhecido local histórico e hotel de charme em Coimbra. Aí, a jovem de 16 anos vai desfilar para o estilista Nuno Vidigal, criador de vestidos de noivas e de alta costura, vencedor de prémios e autor de desfiles a nível nacional e internacional.

Segundo a informação disponível, o Wedding Day procurará mostrar “como se faz um dos dias mais especiais da vida de muitas pessoas”, o dia do casamento em que as mulheres vestem deslumbrantes vestidos de noiva. Sobre isso, Nádia já tem uma ideia: “Para mim vai ser uma estreia e acho que vai ser mais difícil. Estou nervosa, mas empolgada. Sempre quis desfilar com vestidos de noiva”, diz.

Recorde-se que a experiência da jovem na área da moda e beleza tem crescido rapidamente nos últimos tempos. O mais recente estatuto, de Rainha das Vindimas de Palmela 2016, foi ganho na 54ª edição da Festa das Vindimas. No verão, a jovem foi eleita Miss Odivelas 2016 e na Costa da Caparica participou no Miss Bikini Summer 2016 e no concurso Miss Revelação. Em Setúbal, desfilou na terceira edição do Concept Fashion Design, que se realizou na Casa da Baía, e participou também na Moda Sado 2015.

Quanto aos estudos, a intenção de Nádia Sofia é conciliá-los com as participações nos desfiles, uma vez que entrou agora para o 12º ano no curso de Ciências e Tecnologia, na Escola Secundária D. João II, em Setúbal. A seguir, pretende inscrever-se no curso de Ciências Forenses e Criminais do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, em Lisboa.