A Câmara Municipal de Setúbal viu o seu trabalho e esforço no apoio a atividades no âmbito do desporto escolar serem reconhecidos com a atribuição de um prémio de mérito, entregue na passada quarta-feira, em cerimónia realizada no Fórum Romeu Correia, em Almada.

 

O reconhecimento enquanto “Parceiro do Ano” feito à Câmara Municipal de Setúbal pelo apoio prestado a atividades dinamizadas no ano letivo 2014-2015 foi anunciado no II Encontro de Desporto Escolar, organizado pela Coordenação Local do Desporto Escolar – Península de Setúbal.

É um grande orgulho receber este reconhecimento da parte da equipa do Desporto Escolar”, salientou o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, na cerimónia, na qual foram igualmente distinguidas outras entidades com Prémios de Mérito do Desporto Escolar – Península de Setúbal.

Para o autarca, a atribuição do prémio pelo Desporto Escolar é o “reconhecimento de um trabalho que muitas vezes parece invisível, de quem persistentemente consegue lutar contra ventos e marés na procura de um bem essencial que começa nas gerações mais novas e, sobretudo, nas escolas”. 

Pedro Pina afirmou que a atribuição do título de Cidade Europeia do Desporto a Setúbal em 2016 dá continuidade à promoção desportiva nas escolas. “O desporto escolar estará na base daquilo que nós queremos que seja este projeto. Não faz sentido ter este estatuto se, nas gerações mais jovens, o desporto não estiver também presente.”

O vereador vincou que “Setúbal é uma cidade ao dispor e ao serviço do desporto”, naquele que se constitui como um pilar fundamental para o desenvolvimento social e para a coesão territorial” e uma “condição essencial para a dignidade e para o bem-estar das pessoas, que começa, precisamente, pelos mais jovens”.

No encontro foi apresentado o balanço da atividade do Desporto Escolar na península de Setúbal durante o ano letivo 2014-2015, período em que foi dinamizado um total de 613 eventos, nos quais estiveram envolvidos 16.476 alunos e 1594 árbitros/juízes em 28 modalidades desportivas.