O concurso Moda Sado, organizado pela empresária e Ex-Miss Portugal Ana Sobrinho, assinalou este ano a oitava edição com um desfile no Mercado do Livramento, decorrido no domingo à noite, em Setúbal. Ana Pereira e Tiago Pinto foram eleitos vencedores entre os 20 candidatos a concurso, ganhando um contrato de agenciamento com a Just Models e o protagonismo da campanha turística que o Município vai produzir em breve.

Ana Pereira, 17 anos e natural de Corroios, Seixal, confessou “não estar nada à espera de vencer” o prémio de melhor modelo feminino, entregue pelos profissionais da agência. “É uma sensação de orgulho em mim própria, porque sei que me esforcei para isto”, disse, no final do desfile, explicando que sabe “o que é perder e ganhar” depois de ter participado noutros concursos.

A estudante de Ciências Socioeconómicas, na Escola Ruy Luís Gomes, em Almada, não pretende deixar os estudos em segundo plano, mas quer “muito, muito” ser manequim para “mostrar ao Mundo que Portugal também tem potencial e muitas mulheres bonitas”.

Tiago Pinto, por sua vez, foi eleito o melhor modelo masculino pela Just Models. O jovem de 18 anos, estudante de Arquitectura na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, não estava à espera de vencer e achou a “sensação fantástica”: “Adorei passar aqui com todas as pessoas a aplaudir”. O seu objectivo é ser modelo comercial (uma vez que não tem altura para ser modelo de passerelle), e para já quer começar “por baixo e conhecer o mundo da Moda para ver como as coisas correm”, antes de investir numa carreira internacional.

Os vencedores vão participar também num filme publicitário que o Município vai produzir com vista à divulgação turística da região, ao longo do próximo ano. “Tenho muito orgulho em representar Setúbal, uma cidade muito bonita e que deve ser valorizada”, assegurou Ana Pereira.

No desfile, que contou com Guilherme Santos e Natália Abreu na apresentação e música de Pedro Viegas, DJ setubalense, os jovens desfilaram peças da colecção Outono/Inverno de várias lojas da baixa, dando destaque, também, às colecções da jovem criadora Benedita Formosinho e de Margarida Lança, que apresentou peças de bijuteria. Num segmento de moda infantil, participaram ainda perto de 40 crianças. O concurso da Moda Sado é organizado pelo Gabinete da Juventude e pela Câmara Municipal de Setúbal.