António Manuel Viola da Silva, 50 anos, é o novo responsável pelo Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Setúbal, substituindo no cargo o Intendente Antunes Dias. Natural de Évora e extremo conhecedor da região – já liderou as esquadras de Almada, Santo André, Bela Vista (Setúbal) e a Brigada Anticrime da PSP de Setúbal, entre outras –, o Superintendente Viola da Silva tomou posse, na passada terça-feira, como Comandante do Comando Distrital da PSP de Setúbal.

A cerimónia de tomada de posse do novo Comandante Distrital da PSP de Setúbal – que assim regressa à região, uma vez que até esta data vinha desempenhando as funções de Comandante Distrital da PSP de Faro – teve lugar pela manhã (11h00), sendo presidida pelo Director Nacional da PSP, Superintendente-Chefe Luís Manuel Peça Farinha, e contou com a presença de várias outras entidades policiais, civis e militares sediadas no Distrito de Setúbal.

O Superintendente Viola da Silva foi nomeado em comissão de serviço, por despacho da ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, de 30 de Setembro deste ano, publicado no Diário da República n.º 199, 2.ª Série, na última segunda-feira, 12 de Outubro. Com várias condecorações e louvores atribuídas por entidades nacionais, Viola da Silva estava à frente do Comando Distrital da PSP de Faro desde 25 de Fevereiro de 2014, além de, nos últimos anos, ter desempenhado outras funções de relevo na orgânica da PSP: foi Comandante dos Comandos Distritais de Beja, Portalegre e Vila Real, bem como Director do Departamento de Apoio Geral da Direcção Nacional da PSP.

Perfil:

Licenciado em Ciências Policiais e Gestão

Viola Silva, 50 anos, nasceu em Évora, e é Superintendente da PSP. Foi Comandante dos Comandos Distritais de Beja, Portalegre, Vila Real e Faro, além de ter sido ainda Director do Departamento de Apoio Geral da Direcção Nacional da PSP. É licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e tem uma pós-graduação em Gestão, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Em termos de formação profissional, apresenta no currículo o Curso de Direcção e Estratégia Policial, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Participou também em diversas acções de formação, conferências e seminários internacionais sobre segurança interna. Tem vários louvores e condecorações outorgados por entidades nacionais.