Nova escola é uma das mais modernas do país e tem capacidade para crescimento do número de alunos porque Alcácer tem vindo a registar um aumento da população escolar, ao contrário da tendência regional

 

113 crianças com idades entre os 3 e os 6 anos de idade iniciam hoje o ano lectivo no renovado Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer do Sal, que foi inaugurado na quarta-feira, pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, depois de obras de 900 mil euros, que incluíram a remodelação total e ampliação do edifício, novos espaços exteriores e equipamento completo.

Situado no Bairro do Morgadinho, o novo espaço tem capacidade para acolher 200 crianças, numa perspectiva de crescimento do número de alunos, uma vez que Alcácer, como assinalou o presidente da CCDR Alentejo, tem registado um aumento da população escolar, ao contrário da tendência regional.

O novo Centro de Educação Pré-Escolar apresenta agora oito salas e espaços amplos.

“Cada sala tem aproximadamente 49 metros quadrados e para cada conjunto de duas salas foi construído um espaço de expressão plástica/vestiário, e os respectivos WC’s sendo que três deles estão equipados com chuveiro”, revela a autarquia. No novo edifício, acrescenta ainda a edilidade, “foi igualmente construído um refeitório com cozinha equipada, uma zona de ginásio e outras actividades, uma sala polivalente, uma biblioteca e sala de informática”, além da sala de professores.

A intervenção no estabelecimento de ensino “permitiu requalificar o parque escolar do concelho, melhorar as condições de ensino e aprendizagem e consolidar o objectivo da escola a tempo inteiro”.

A Câmara Municipal salienta que pretendeu, com esta obra, “melhorar as condições físicas do edifício”, através de intervenção na cobertura e ampliação e requalificação de espaços exteriores. Ao mesmo tempo, o objectivo passou por reforçar o número de espaços pré-escolares, de forma a aumentar a capacidade para oito salas, “permitindo uma oferta de qualidade e a tempo inteiro a todas as crianças do concelho em idades do ensino pré-escolar”.

Parque infantil vai ser aberto à população

O valor total do investimento foi de 906.172,53 euros, sendo que a obra foi alvo de uma candidatura ao INALENTEJO, recebendo uma comparticipação de 85% ao abrigo do programa FEDER. “Além do valor da empreitada, estavam integrados na candidatura os financiamentos dos projectos de execução e a aquisição de mobiliário, material didáctico e equipamento informático para apetrechar o novo Centro Escolar de Alcácer do Sal”, indica a autarquia.

O renovado espaço tem igualmente um espaço exterior com parque infantil, que a autarquia se prepara para abrir ao usufruto da comunidade, após obras que o município vai fazer por ajuste directo e para as quais, segundo o presidente, Vítor Proença, já adquiriu os materiais necessários.

A envolvente exterior encontra-se dotada de espaços de circulação, alpendres, espaços ajardinados, uma caixa de areia, e uma zona de pavimento sintético onde foram colocados dois equipamentos compostos por vários elementos didácticos e adequados às respectivas faixas etárias.

A capacidade máxima do novo centro será de 200 crianças, mas neste ano lectivo “vai contar com cinco turmas, num total de 113 crianças com idades dos 3 e aos 6 anos, cinco educadoras, cinco assistentes operacionais e duas assistentes técnicas”.

O “milagre” do presidente da Câmara

O presidente da Câmara, Vítor Proença, num discurso emocionado, após o descerramento da placa que marca a data da inauguração, afirmou que “hoje em dia ganhar uma escola nova em Portugal é quase um milagre” e anunciou que “a par desta escola, a Câmara Municipal está já a trabalhar no projecto de remodelação completa da Escola Básica do Primeiro Ciclo dos Telheiros, uma obra que vai custar mais de um milhão de euros, estando ainda prevista a requalificação da ‘Oficina da Criança’”.

Teresa Carvalho, a Presidente do Agrupamento de escolas de Alcácer do Sal realçou a importância da nova escola afirmando mesmo que “se durante anos se pensava que a passagem pelo pré-escolar era uma possibilidade apenas acessível a uma certa classe média informada, hoje assume-se que o direito a uma educação pré-escolar é para todas as crianças”.

O presidente da CCDR Alentejo e da Autoridade de Gestão do Inalentejo e Alentejo 2020, Roberto Grilo, elogiou o trabalho feito pelo executivo para que o Centro de Educação Pré- Escolar de Alcácer do Sal fosse uma realidade, felicitando o presidente da Câmara, Vítor Proença, pelo seu “particular envolvimento na acção determinante do município” no processo.

“Não é um milagre, foi a sua resiliência, a sua capacidade de acreditar em nome deste povo e deste concelho”, disse Roberto Grilo.

A inauguração contou com a presença de muitas dezenas de pessoas, entre pais, família e crianças.