Treinador quer assinalar registo com triunfo no sábado no reduto do Feirense

O treinador José Couceiro atinge no sábado, dia em que o Vitória visita a casa do Feirense, o jogo número 50 ao serviço dos setubalenses na I Liga. Independentemente da marca que se prepara a para atingir, técnico e jogadores estão focados no objectivo de reencontrar os êxitos depois de três desaires consecutivos na competição.

Depois das passagens que teve pelo clube em 2004/05 e 2013/14, onde comandou a equipa em 19 e 23 jornadas, respectivamente, o timoneiro dos sadinos vai na temporada actual orientar o Vitória pelo oitavo jogo no escalão principal. Nas 49 partidas efectuadas até agora o balanço é positivo: 19 triunfos, 13 empates e 17 derrotas.

Apesar dos resultados negativos nos últimos encontros, confiança é palavra de ordem no Bonfim. Frente ao Feirense, adversário directo na luta pela permanência, a equipa vai tentar somar os três pontos pela primeira, em 2016/17, vez fora de portas. Para o conseguir, a equipa terá de melhorar a eficácia na finalização, que foi a principal lacuna nos últimos jogos.

Curiosamente, ao leme da equipa adversária está um homem que também comandou os destinos do Vitória na história recente: José Mota. O treinador, que chegou a Setúbal em 2011/12 para substituir Bruno Ribeiro, permaneceu no cargo até sétima ronda de 2013/14, altura em que foi rendido por… José Couceiro.

Nos 49 jogos em que treinou os verdes e brancos na I Liga – número idêntico ao de José Couceiro até ao presente –, José Mota tem uma percentagem de triunfos de 27% [menos 12% do que Couceiro]. Com 12 jornadas em 2011/12, 30 em 2012/13 e sete em 2013/14, o técnico do Feirense somou 13 vitórias, oito empates e 28 derrotas em 49 partidas pelos sadinos na I Liga.

Entretanto, para o embate de sábado (16 horas) no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, os defesas André Geraldes (recupera de traumatismo no dedo do pé direito) e Vasco Fernandes (mialgia de esforço) permanecem em dúvida. Na sessão de ontem, dia em que o avançado camaronês Meyong celebrou o 36.º aniversário, o defesa Gorupec voltou a fazer treino específico.

Para dirigir o encontro entre Feirense e Vitória, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou o árbitro João Capela, da Associação de Futebol de Lisboa.

Ricardo Lopes Pereira