As jornadas ecologistas do distrito de Setúbal, promovidas pelo coletivo regional de Os Verdes, prosseguem hoje no concelho setubalense, tendo como objetivo as temáticas sobre “transportes, mobilidade, segurança social, ambiente” e “requalificação ambiental”.

Depois das últimas iniciativas que percorreram os concelhos de Sesimbra, Alcochete, Montijo, Palmela, Barreiro, Moita, Almada e Seixal, as jornadas desta segunda-feira vão contar com a presença da deputada Heloísa Apolónia, além de outros dirigentes e ativistas do partido. Os Verdes vão voltar a assinalar as questões negativas com um girassol laranja e triste e as questões positivas com um girassol verde e alegre, estando ainda prevista a realização de uma conferência de imprensa, pelas 11h30, para balanço das jornadas no distrito.

O programa de hoje inicia-se na estação de comboios de Setúbal, pelas 9h00, com a “colocação de girassol triste pela falta de investimento no transporte ferroviário” e pela “eliminação da paragem do Intercidades na cidade de Setúbal”, o que, segundo Os Verdes, “representa mais uma machadada no transporte ferroviário, deixando uma capital de distrito sem ligação direta ao Algarve”. Segue-se, pelas 10h00, o terminal rodoviário dos Transportes Sul do Tejo (TST), que também vai receber um “girassol triste”, pelo “aumento dos títulos de transportes, supressão de carreiras, incumprimento e redução de horários, incumprimento dos direitos laborais dos trabalhadores” e ainda “pela ausência de rede de transportes adequada às necessidades das populações”.

Também com “girassol triste” vai ser brindada, pelas 11h00, a delegação da Segurança Social de Setúbal, pelo “despedimento de trabalhadores”. Às 11h30, no Jardim da Beira-Mar, junto à sede do Parque Natural da Arrábida/RNES, vai ser então feita uma conferência de imprensa para balanço das jornadas ecológicas no distrito de Setúbal. A Ciclovia, na Avenida Luída Todi, pelas 12h30, o Parque Urbano de Albarquel, às 13h15, e o Moinho de Maré da Mourisca, na Herdade da Mourisca, Faralhão, a partir das 15h30, vão receber um “girassol alegre”.