O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal / Associação de Municípios da Região de Setúbal e o Fórum Intermuseus do Distrito de Setúbal, com a colaboração das câmaras municipais de Almada, Barreiro, Seixal e Palmela, Tróia Resort e Centro de Formação Ordem de Santiago, vão levar a cabo, nos dias 7, 8, 14 e 15 de Outubro, as Jornadas Arqueológicas da Região de Setúbal. Este evento terá lugar no Espaço Memória, no Barreiro, e no Fórum do Seixal.

Nos dias 7 e 14 (sextas-feiras) de Outubro, ocorrerão diversas conferências sobre a temática arqueológica, no Barreiro e no Seixal. Os dias 8 e 15 (sábados) serão dedicados a visitas guiadas, em autocarro, a sítios patrimoniais relevantes da Região.

A participação nesta iniciativa, dirigida à Comunidade Educativa da Região de Setúbal (professores, pais e alunos), com o objectivo de mobilizar o Património Arqueológico, enquanto instrumento pedagógico, é gratuita, não dispensando, contudo, de inscrição prévia, que poderá incidir sobre a totalidade do evento, ou apenas sobre um dos seus blocos. As visitas guiadas serão em autocarro fornecido, gratuitamente, pela AMRS.

Este evento pretende, igualmente, salientar as potencialidades dos Museus na promoção de uma educação/formação abrangente e inclusiva com base na experimentação, ou seja, no contacto directo com o território, o património e a identidade regional.

Com Coordenação de Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares, terá como conferencistas: Carlos Tavares da Silva (MAEDS/AMRS; UNIARQ); Inês Vaz Pinto (CEAACP; Tróia Resort); Isabel Cristina Fernandes (Câmara Municipal de Palmela); João Luís Cardoso (Universidade Aberta; Academia das Ciências de Lisboa; Academia Portuguesa da História); João Pimenta (Centro de Estudos Arqueológicos de Vila Franca de Xira – CEAX; UNIARQ); Joaquina Soares (MAEDS/AMRS; FLUL/UNIARQ); Jorge Raposo (Ecomuseu do Seixal/Câmara Municipal do Seixal); Luís Barros (Museu Municipal de Almada/Câmara Municipal de Almada).