O munícipe João Lopes Guerreiro Marmota, de Alhos Vedros, que completa 81 anos a 29 de novembro próximo, recebeu, pelas mãos do presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, a “Distinção a Pedal”, pelo uso preferencial da bicicleta como meio de transporte há 40 anos, um veículo com menor impacto no meio ambiente, pela ausência de emissão de gases com efeito de estufa.

João Marmota nunca quis tirar a carta de condução. Comprou a sua primeira bicicleta quando trabalhava na CP, e, desde que se reformou, este é o seu meio de transporte principal. Actualmente, trabalha voluntariamente na CACAV, em Alhos Vedros, e faz parte da Direcção da Associação de Reformados de Alhos Vedros.

Na sua terra, é conhecido como “o bombeiro” e destacado pelo seu voluntarismo e pela sua boa disposição. Anda de bicicleta há 40 anos e todos os dias faz uma média de 7 a 10 km, sempre devagar. E aconselha a todos: faz bem à saúde e ao ambiente.

“A pedalar é que vamos conseguindo viver e melhorar o ambiente”, afirmou João Marmota, agradecendo à Câmara Municipal da Moita a distinção e, ainda, as “ciclovias que a Câmara Municipal tem construído”. “Sinto-me sempre seguro”, afirmou.