Experimentáculo Associação promove residência artística com Ena Sadikovic. Exposição para ver no bar La Bohéme até ao final de Julho

Duas séries originais de fotografia e fotomontagens inspiradas na cidade de Setúbal são os trabalhos que a artista sérvia Ena Sadikovic expõe, em estreia absoluta e até ao fim do mês de Julho, no bar-galeria La Bohéme, no âmbito da sua participação numa residência artística promovida pela Experimentáculo Associação, o Gabinete da Juventude e a Câmara Municipal de Setúbal.

A exposição “O Que Acontece Entretanto?/Sta se dsava u meduvremenu” – a primeira em que a artista de 25 anos se dá a conhecer ao público – integra dez fotografias e 12 fotomontagens que representam de alguma forma “a natureza, a cidade e as pessoas”, além dos edifícios, no caso das fotomontagens, também muito ligadas à ilustração através de uma “mistura de técnicas”. Por outro lado, o título da mostra remete para o processo de criação artística. “Fui mais inspirada pelo processo de criar. Acho que o artista não pode esperar que a inspiração surja, tem de começar a trabalhar porque a inspiração vem do trabalho”, contou Ena Sadikovic em entrevista ao DIÁRIO DA REGIÃO.

É já a quarta vez que Ena Sadikovic, natural de Prijepolje, na Sérvia, visita Setúbal. A pintora e ilustradora foi convidada a integrar a residência artística depois de estabelecer contacto com a Experimentáculo Associação no decorrer de um programa de intercâmbio em 2014. Já o projecto municipal começou em 2015, procurando “promover a criatividade e a expressão artística e criar um novo público” interessado neste tipo de iniciativas, segundo explicou Pedro Soares, director daquela associação cultural.

A residência artística setubalense, que o ano passado recebeu o fotógrafo croata Ratko Bokan, fornece aos artistas as ferramentas necessárias para criaram os seus trabalhos, sempre tematicamente relacionados com Setúbal. “Neste caso, a Ena teve aqui a sua primeira oportunidade de assinar uma exposição”, com apoios logísticos e de custo a cargo do município.

Sobre a cidade, Ena Sadikovic confessou que o seu lugar “preferido” é o rio, além de elogiar as pessoas, “muito simpáticas e agradáveis”. “Estou a adorar a experiência. Visto esta ser a minha primeira exposição, tudo é novo. Espero ter mais exposições aqui de futuro”, comentou.

A exposição “O Que Acontece Entretanto?/Sta se dsava u meduvremenu” pode ser visitada no bar-galeria La Bohéme, na Rua Pereira Cão nº 11, todos os dias excepto segunda-feira a partir das 22h. Outros projectos da autoria de Ena Sadikovic podem ser explorados em enasadikovic.com.