Um golfinho morto foi encontrado junto à praia do Matadouro, nas Praias do Sado, Setúbal, tendo a carcaça sido removida ontem por elementos da autarquia de Setúbal, anunciou a Autoridade Marítima Nacional.

“O golfinho morto deu à costa no domingo. A comunicação foi feita ao Centro de Operações Marítimas que informou de imediato o Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal, tendo-se deslocada uma patrulha para o local”, refere a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.

Os responsáveis do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), uma vez que esta praia se encontra dentro do porto, na sua área de jurisdição, foram contactados.

“Deslocou-se também ao local um técnico do ICNF, tendo este apurado que não seria, possivelmente, da espécie Roaz Corvineiro, habitante residente do estuário do Sado”, acrescenta. A remoção do cetáceo decorreu ontem, efectuada por elementos da Câmara Municipal de Setúbal, sendo esta acção supervisionada por elementos da APSS.

A carcaça do animal foi para o aterro sanitário e será posteriormente incinerada.