Está quase aí o Flower Power Fest 2016, que este ano celebra os 47 anos do mítico festival americano Woodstock. O espírito e os valores das comunidades hippies, típicas dos anos 60 e 70, vão reviver-se no festival de música entre os dias 11 e 13 de Agosto no Parque Central de Vila Nova de Santo André, na Costa Alentejana. A organização diz que é um evento “para toda a família”.

“O melhor pequeno festival da Península Ibérica” – organizado pela Lus’Alma – Associação de Divulgação e Promoção Cultural e Artística com o apoio do Município de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Santo André – apresenta um cartaz cheio de nomes sonantes do rock, nacionais e internacionais.

No dia 11 (quinta-feira) actuam os portugueses Johnny’s Band (21h30), Dá/Cá (22h30) e UHF (00h). Na sexta-feira, sobem ao palco os nacionais The Peakles (21h), Funil & Abelhinha (22h30) e os ingleses Bad Banners (00h). Na noite do último dia do Flower Power Fest é a vez de Endless Floyd (Inglaterra) às 21h, Woodstock Tribute Band (Holanda) às 22h30 e Alphaville (Alemanha) às 00h.

A programação do evento dinamiza também momentos musicais ao final da tarde (18h) e à noite (01h30) com os DJ Ricardo Varela e Alexandre Barbosa. Os restantes atractivos deste festival, dirigido a todas as gerações, passam por uma mostra de artesanato, zona de insufláveis, workshops de artes plásticas e performativas, jogos tradicionais e sessões de yoga, todos de participação gratuita. A restauração com os “Sabores do Mundo” estará disponível num recinto com carrinhas de street food.

VWShow vai atrair milhares

Durante o festival vai decorrer também uma concentração internacional de carrinhas “pão de forma” e de carochas. O European VWShow, destinado a todos veículos Volkswagen desde Porsches a viaturas refrigeradas a ar e a watercooled VW, vai estar “estacionado” junto ao recinto do festival e no estacionamento do Mercado Municipal de Vila Nova de Santo André.

A organização espera a participação de 12 mil visitantes com mais de 300 viaturas em exposição, deixando o convite para que os visitantes explorem as localidades e praias nas proximidades.

Os bilhetes para o festival, “único em território nacional”, têm um custo a partir de 10 euros e podem ser adquiridos na página web do festival (flowerpowerfest.pt) ou em Ticketea.pt. Há passes gerais e outras modalidades com campismo incluído, assim como passe familiar e de mobilidade reduzida. O recinto do evento vai funcionar das 15h às 13h no dia 11 e das 11h às 04h nos dias 12 e 13 de Agosto.

O Flower Power Fest foi vencedor dos prémios “Best New Festival em Portugal” e “Best Small Festival na Península Ibérica”, atribuídos pela Iberian Festival Awards. Este concurso é organizado pela Talkfest em parceria com a britânica Festival Awards (promotora da UK Conference e dos UK e European Festival Awards) e a Áccion Cultural Española, que premiaram o melhor que se fez em 2015 na indústria dos festivais de música em Espanha e Portugal.