Primeira iniciativa na praia está agendada para 5 de Julho, com a simulação de resgate de um golfinho e de uma tartaruga

Arranca já no próximo dia 20, prolongando-se até Setembro, em Setúbal um conjunto de iniciativas ambientais, que incluem acções de sensibilização e de limpeza, centradas na Praia da Figueirinha. Estas iniciativas vão decorrer no âmbito da candidatura ao galardão Bandeira Azul 2016.

“Biodiversidade é da Nossa Responsabilidade” é o tema de uma actividade a realizar no dia 20, de manhã, na Reserva Natural do Estuário do Sado, na zona da Mitrena, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e pelo Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), inserida no projeto Eco-Escolas. Esta acção, para o público escolar, enquadrada no Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado a 22 de Maio, pretende, segundo a autarquia, “alertar os mais novos para a necessidade de defesa e manutenção da biodiversidade e despertar consciências para o problema da poluição marinha”.

A actividade “Ao Salvamento!”, dia 5 de Julho, entre as 10 e as 12h00, será “a primeira a realizar-se na Praia da Figueirinha no âmbito do programa Bandeira Azul 2016, promovido pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho e pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio do ICNF, dos Transportes a Sul do Tejo (TST), da Foundation for Development Education (FEE), da Associação da Bandeira Azul da Europa e do Figueirinha Beach Louge”, revela a autarquia. Esta acção, aberta à população em geral, inclui “a simulação de um resgate de um golfinho e de uma tartaruga, com as regras e indicações necessárias em caso de socorro de animais marinhos”.

Limpeza do areal

figueirinha1Para o dia 19 de Julho, também entre as 10 às 12h00, está agendada uma acção de limpeza do areal da Figueirinha, aberta à população, igualmente promovida pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho e pela autarquia, sob o lema “Por um Mar sem Beatas!”. Os sacos e as luvas para a recolha dos lixos e resíduos da areia serão “fornecidos pela organização da actividade, devendo os voluntários trazer lanche, água, chapéu, protector solar e calçado confortável”, indica o munícipio.

O programa inclui ainda as exposições fotográficas “Valores da Arrábida”, dinamizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e pela Câmara Municipal, e “Os mais procurados!”, pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho e pela autarquia. As mostras estarão patentes ao público entre 18 de Junho e 18 de Setembro, na calçada da Figueirinha, praia que ostenta, pelo oitavo ano consecutivo, a Bandeira Azul, distinção que atesta a qualidade de excelência das zonas balneares.