No primeiro dia, Jesus Herrera apresenta “Dantzari/Bailaor”; no segundo, o Horizonte Flamenco dá a conhecer “Tal palo tal flamenco”

O Fórum Municipal Romeu Correia vai acolher nos dias 23 e 24 de Setembro, a partir das 21h30, o 12.º Festival Flamenco Almada.

No primeiro dia, o certame – promovido pelo município de Almada e pela Ibérica Eventos & Espectáculos – apresenta o espectáculo de Jesus Herrera “Dantzari/Bailaor”. Trata-se de um espectáculo que foi estreado, no Teatro Principal de San Sebastián, Espanha, em Março deste ano e que transmite sentimento e paixão, apresentando a grandeza da farruca, o estilo da caña, a frescura das alegrías, a profundidade do taranto e a pureza da soleá. “Tudo isto adereçado com solos de cante e guitarra e rematado com um autêntico fim de festa. “Dantzari/Bailaor” é um espectáculo de flamenco puro ‘sem aditivos’ na sua máxima expressão”, revela a autarquia. O espectáculo tem a duração de cerca de 80 minutos e é composto por: Jesus Herrera (al baile), Lola Jaramillo (al baile); Cristina Tovar (al cante); Jesus Flores (al cante); Ruben Romero (al toque, guitarra); Andrés (percursões); e David Moñiz (violino).

Nova geração de artistas

No dia seguinte, também a partir das 21h30, o Horizonte Flamenco apresenta “Tal palo tal flamenco”. Horizonte Flamenco “é o nome dado a esta formação de cante, guitarra e baile, composta por uma nova geração de artistas andaluzes de enorme talento e prestígio”, explica o município.

Este Cuadro Flamenco apresenta o espectáculo “Tal Palo tal Flamenco” que se caracteriza “por momentos festivos através de alegrías, tangos e bulerías magistralmente interpretados por uma guitarra com identidade própria, que acompanha o baile de beleza e paixão, e sobretudo, vozes carregadas de emoção e festa, que adentram o espectador numa das artes mais belas e universais – el  arte flamenco (a arte flamenca)”, acrescenta a autarquia. Em palco estarão: Susana Casas (al baile); El Junco (al baile); LunaFabiola (al baile); Jesus Flores (al cante); Jonathan Reyes (al cante); e Miguel Iglesias (al toque, guitarra). Este espectáculo também tem a duração aproximada de 80 minutos.

O custo de um ingresso para um dia é de oito euros, ao passo que para os dois dias do evento é de apenas 12 euros.

Fotografia de tabitum