Pequenada do 1.º Ciclo e jardins-de-infância vai abrir as festividades

As Marchas Populares das Escolas do 1.º Ciclo e jardins-de-infância da Rede Pública vão marcar o arranque, já na próxima sexta-feira, 24, de mais uma edição das Festas Populares do Seixal. S. Pedro vai, assim, ser comemorado, com as festividades que decorrerão até dia 29 e que na programação conta com música para todos os gostos, marchas populares, folclore, bailes e muita animação nas ruas.

“As marchas populares das escolas e jardins-de infância são o grande destaque da primeira noite de festas, um projecto do Plano Educativo Municipal que há 18 anos dinamiza o final de cada ano lectivo, com o envolvimento de toda a comunidade educativa e com a participação das famílias”, indica a Câmara Munciipal do Seixal, destacando também o Sarau de Dança do Clube de Campismo Luz e Vida que terá lugar logo de seguida, a partir das 22h00.

A nova música portuguesa, realça a autarquia, integra a programação “logo no sábado, 25, com HMB, uma banda que se identifica entre o soul e o R&B, com alguns êxitos bem conhecidos, entre eles ‘O Amor É Assim’, em que são acompanhados por Carminho, fadista que também teve oportunidade de há bem pouco tempo subir aos palcos do Seixal”. À mesma hora, mas no palco 2 da festa é actua a banda da Sociedade Filarmónica União Seixalense.

No domingo, 26, as tradições saem à rua com o Festival de Folclore e o concerto dos Banza, “um grupo bem disposto do concelho, nascido em 1981, que canta e toca música tradicional portuguesa, com incidência no folclore alentejano e intervala os espectáculos com algumas histórias bem dispostas”, adianta a autarquia.

Albaluna, BUG e fado

A Banda Albaluna, projecto que integra músicos de várias áreas do universo musical e que se funde em ambientes e paisagens musicais, tendo como base a música folk, “é a proposta musical para o início da semana, que começa dia 27, noite em que a Escola de Rock do Seixal tem também oportunidade de mostrar em palco o trabalho que tem estado a desenvolver”.

O município realça ainda, para terça-feira, 28, o Projecto BUG que “promete pôr toda a gente a dançar, com 14 personagens em palco, com metais, cordas, teclas, vozes femininas e masculinas”. Trata-se de “um colectivo com muita energia, que envolve o público num concerto que chega a ter cerca de três horas de duração”. Esta noite contará ainda com marchas populares e o tradicional baile de São Pedro.

No feriado concelhio, 29, destaque para a Marcha das Canas, logo pelas 8h00, marca o início do último dia das celebrações. Às 18h00, realiza-se a Procissão Solene em Honra a S. Pedro. Haverá ainda lugar para o concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense e uma grande noite de fado para ver e ouvir o “Com Tributo” da reconhecida fadista do concelho Diamantina Rodrigues.

Programa

24 de Junho, sexta-feira

21.30 horas

Marchas Populares das Escolas do 1.º Ciclo e Jardins de Infância da Rede Pública

Palco 1

22 horas

Sarau de Dança do Clube de Campismo Luz e Vida

Palco 2

25 de Junho, sábado

22 horas

HMB

Palco 1

22 horas

Concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica União Seixalense

Palco 2

26 de Junho, domingo

22 horas

Banza

Palco 1

22 horas

Festival de Folclore

Palco 2

27 de Junho, segunda-feira

22 horas

Banda Albaluna

Palco 1

22 horas

Escola de Rock do Seixal

Palco 2

28 de Junho, terça-feira

22 horas

Projecto BUG

Palco 1

22 horas

Marchas Populares

24 horas

Tradicional Baile de São Pedro

29 de Junho, quarta-feira

8 horas

Marcha das Canas (organização da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense)

18 horas

Procissão Solene em Honra a São Pedro (organização da Paróquia do Seixal)

22 horas

Fado com Diamantina Rodrigues

Palco 1

22 horas

Concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense

Palco 2

Palco 1 – Praça 1.º de Maio
Palco 2 – Largo da Igreja