A vila de Samouco, concelho de Alcochete, entra hoje em festa. Até à próxima terça-feira, vão ser cinco dias de forte animação, confraternização e homenagem às tradições locais, com a realização de mais uma edição das Festas Populares em Honra de Nossa Senhora do Carmo.

A abertura oficial das festividades está marcada para as 18h30, com o habitual hastear das bandeiras na rotunda “Ti Estrudes”, num primeiro dia que vai ficar marcado pelo concerto da banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e pela noite da juventude com atuações do grupo Metamorfose e do DJ Sabóia. A primeira de sete largadas de toiros entra madrugada dentro.

A manhã e a tarde de amanhã, segundo dia das festividades, vão ser dedicados aos mais pequenos, com atividades infantis, como uma garraiada para crianças, pinturas faciais, balões, entre outras. Este sábado fica ainda marcado pelo fado e, sobretudo, pela famosa noite da sardinha assada e pela saída da Charanga da Sociedade Samouquense, com homenagem a Nossa Senhora do Carmo (dentro da Igreja Matriz).

No domingo, a vertente religiosa traduz a devoção, a fé, da população local, manifestada através da procissão em honra da Nossa Senhora do Carmo, um dos pontos altos desta festa, que habitualmente atrai uma verdadeira multidão. A noite é reservada para várias atuações artísticas: abre com a atuação das escolas de hip-hop da Sociedade Filarmónica Samouquense, prossegue com um festival de ranchos folclóricos, e termina com duas vozes de gerações diferentes – Mariana Oliveira, participante no The Voice Kids da RTP 1, e a artista Xana Carvalho.

Segunda-feira, penúltimo dia das celebrações, vai ser o “Dia do Samouqueiro”, iniciativa de confraternização, com comes e bebes, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo e que vai arrancar com um passeio equestre. À noite, está garantida a boa disposição, já que em palco vai estar um dos nomes maiores de stand up comedy em Portugal, Serafim. O grupo Banza e uma demonstração de zumba fitness encerram a programação de espetáculos neste quarto dia das festas.

Terça-feira vai ser o derradeiro dia desta edição das Festas Populares em Honra de Nossa Senhora do Carmo. O Projeto Monda, tocando e cantando o Alentejo, e o duo Ricardo & Henrique – no intervalo destas atuações vai haver uma demonstração de Zumba do Samouco – sobem ao palco, sendo que o encerramento dos festejos ocorre com um desfile da população a acompanhar o duo elétrico S&M até ao campo de futebol para se assistir ao habitual espetáculo piromusical com fogo de artifício.