Inaugura hoje, no Parque de Feiras e Exposições, em Grândola, a 10.ª edição da Feira de Chocolate, que decorrerá até ao próximo domingo.

Hoje, o certame contará com uma atracção… futurista. Robots vão andar à solta pela feira. “Saltaram dos livros e dos filmes para o nosso quotidiano, para uma realidade cada vez menos ficcionada, cada vez mais autónoma. Os robots estão em todo o lado, no céu, na terra, nos parques, nas ruas, nos jardins, na cozinha. Na arte, até no próprio chocolate e seus processos de fabrico”, lembra a Câmara Municipal de Grândola, revelando que o Centro Ciência Viva do Lousal vai libertar hoje no certame “o Ollie e o Sphero, dois pequenos robots que insistem em não parar quietos”. A autarquia até lança um desafio à população: “Venha conduzi-los, em linha recta ou em doces labirintos, descobrindo que o seu funcionamento não é um bicho-de-sete-cabeças, é apenas a ciência, a rolar.”

No stand do Centro Ciência Viva do Lousal, os visitantes poderão ainda descobrir qual a técnica utilizada numa verdadeira serigrafia e levá-la consigo, trabalhada obviamente em chocolate.