Observação de aves da reserva natural, BTT, Ioga e Chi Kung, além de aulas de Zumba, Danças Latinas e Golf são actividades previstas, a que se junta uma mostra de produtos regionais

Vem aí a segunda edição do FlaminGO Fest. O certame, que contempla na programação passeios de natureza, actividades desportivas e uma exposição de produtos regionais, vai decorrer entre os dias 3 e 5 de Junho, na Herdade da Mourisca, em Setúbal.

“As riquezas e os encantos do Estuário do Sado são dados a conhecer num conjunto de actividades, a grande maioria de participação gratuita, nas quais se incluem passeios de barco e caiaque, assim como visitas em charrete pela Herdade da Mourisca, na qual existe um Moinho de Maré, epicentro das iniciativas”, esclarece a Câmara Municipal, responsável pela promoção do evento, juntamente com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Reserva Natural do Estuário do Sado e o Natural.PT.

O evento de promoção turística, que alia as vertentes de natureza e desportiva, enquadrado numa lógica de sustentabilidade ambiental, oferece a possibilidade de contemplação de aves. “Num percurso a bordo de uma embarcação no Estuário do Sado, os participantes têm a possibilidade de apreciar, com recurso a binóculos, algumas das aves da reserva natural, como flamingos e garças”, realça a autarquia. A actividade de observação de aves, paga, com saídas de hora a hora ao longo dos três dias do certame, custa 10 euros para os adultos, enquanto as crianças e jovens dos 10 aos 16 anos pagam cinco. As reservas, diárias, para embarque no MiraSado, com uma lotação máxima de 11 pessoas, são feitas no local.

Além das actividades mais vocacionadas para o turismo de natureza, o FalminGO Fest conta também com uma mostra e venda de produtos regionais no Moinho de Maré da Mourisca, apresentando ainda com conjunto de actividades desportivas, como BTT, Ioga e Chi Kung e aulas de Zumba, de Danças Latinas e de Golf.

Corrida de 10 Kms e caminhada de 6

No âmbito desportivo, a autarquia destaca a FlaminGO Run Sado, que terá lugar a 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente. A actividade, com início às 10h00, inclui uma corrida de 10 quilómetros e uma caminha com seis. As inscrições, até 3 de Junho, são feitas na Junta de Freguesia do Sado ou em www.flamingorun.ips.pt.

O FlaminGo Fest, com iniciativas no dia 3, a partir das 14h00, no dia 4, a partir das 07h00, e a 5, desde as 09h30, propõe ainda “workshops de anilhagem de passeriformes, animações para crianças, com pinturas faciais e balões, e iniciativas ao pôr do sol, como fotografia e desporto”.

Ao longo dos três dias do evento, organizado com o apoio e patrocínio de várias entidades e que dá particular destaque ao flamingo, uma das aves mais emblemáticas do Estuário do Sado, haverá menus gastronómicos assegurados pela Chef Fernanda Amaro, na Casa do Pão.

Fotografia de Vijay Sonar