Inaugurou na segunda-feira a ExpoSénior 2015, uma mostra de actividades, produtos, serviços e respostas sociais para os seniores e suas famílias. Vai estar patente no Forum Barreiro, até 31 de Outubro, com diversas iniciativas culturais, recreativas e desportivas.

Miguel Ramos, responsável da Direcção do Forum Barreiro, salientou, na inauguração da mostra, a satisfação em receber no centro comercial estas actividades socioculturais, referindo o trabalho de parceria efectuado entre o Forum e a CMB.

Tendo em conta que o Barreiro tem um índice de envelhecimento significativo é importante a articulação entre as diversas instituições que trabalham na área social, nomeadamente no apoio à terceira idade, considera Carlos Humberto. O presidente da Câmara do Barreiro salientou, na abertura da Exposénior, que a autarquia deve ter um papel dinamizador, mas as associações e as Instituições Particulares de Solidariedade Social é que “fazem crescer as iniciativas”.

O autarca agradeceu ao Forum Barreiro a “colaboração permanente”.

Recorde-se que as Associações/Instituições locais, cuja intervenção seja direccionada para os seniores, foram convidadas a participar nesta mostra, com o objectivo de dar a conhecer as suas actividades e valências. A exposição inclui ainda a apresentação dos serviços propostos pelas colectividades e Juntas de Freguesia que se dirigem, essencialmente, a esta população.

Esta iniciativa vai também apresentar várias actividades organizadas e dinamizadas pelos idosos, tais como momentos musicais, actuações de dança e teatro, uma mega aula de ginástica sénior, torneios de dominó e sueca, workshops de maquilhagem e outras, bem como actuações de vários grupos/turmas da Universidade da Terceira Idade do Barreiro. Portanto, a ExpoSénior conta com animação diária, que iniciou hoje com o flashmob do CoroUTIB