Por distritos, Setúbal é apontado como o que apresenta o melhor desempenho

A Câmara de Alcochete tem o melhor sítio na Internet, segundo um estudo da Universidade do Minho que avaliou as páginas online dos 308 municípios portugueses e que coloca a autarquia de Sesimbra no terceiro lugar. O estudo, que aponta ainda Setúbal como o que apresenta o melhor desempenho de todos os distritos do País, teve como critérios de análise: conteúdos, acessibilidade, serviços disponíveis e participação.

Luís Miguel Ferreira, um dos responsáveis pelo estudo que avaliou o “Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais”, trabalho que é realizado a cada dois anos, explicou em declarações à agência Lusa que a investigação demonstra um “progresso significativo” mas que ainda há um “enorme caminho a percorrer”, sobretudo no que toca aos serviços camarários disponíveis online. Se o sítio na Internet da autarquia de Alcochete é o melhor, já o de S. Roque do Pico (Açores) foi o que obteve piores resultados, sendo que, por Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS II), a Área Metropolitana de Lisboa lidera a tabela estando o Algarve em último lugar.

“Avaliados todos os websites disponíveis, por critérios de conteúdo, actualização de conteúdos, serviços online, informações sobre o concelho, sobre as reuniões de câmara, entre outros, o sítio na Internet da Câmara Municipal de Alcochete é o melhor, é aquele que melhor responde aos desafios actuais”, explicou.

Setúbal é o distrito com melhor desempenho

Por distritos, o estudo da academia minhota aponta Setúbal como o que apresenta o melhor desempenho, e, no sentido inverso, o dos Açores, como o pior, adiantando ainda que apenas sete distritos mostram desempenho acima do valor médio (Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Faro, Braga e Vila Real).

“Há um progresso significativo do desempenho das câmaras municipais portuguesas em matéria de presença na Internet, pese embora o facto de haver um enorme caminho a percorrer, nomeadamente ao nível da qualidade das interacções com os munícipes e dos serviços prestados online”, aponta o estudo.

No ranking global, Alcochete é seguido de Arcos de Valdevez (Viana do Castelo) e Sesimbra, mas, se a lista for organizada pelo critério que engloba o tipo e actualização de conteúdos, o sitio na Internet dos municípios de Ribeira Grande (Açores), Arruda dos Vinhos (Lisboa) e Montijo (Lisboa), lideram.

Já quando avaliados pelo critério de Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização, Vila Franca de Xira (Lisboa), Valença (Viana do Castelo) e Ponta Delgada (Açores) ocupam os três primeiros lugares.

A Universidade do Minho aponta os municipios de Arcos de Valdevez, Alcochete e Mortágua (Viseu) como aqueles que têm uma presença na Internet melhor quando avaliados pelo critério de Serviços Disponibilizados online. O Fundão (Castelo Branco), Vila do Bispo (Faro) e Melgaço (Viana do Castelo) são, dos 308 municípios avaliados, os que lideram o ranking quando analisado o critério de Participação Pública.

O estudo que avaliou o “Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais” pode ser consultado no sítio do Gávea, em http://gavea.dsi.uminho.pt.